Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo contribui para geração de energia limpa e fortalecimento da matriz energética brasileira

Na próxima quarta-feira, 29 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Energia. Essa data foi criada com o intuito de motivar uma conscientização sobre os impactos do desperdício de energia e incentivar o uso de energias renováveis. A matriz elétrica brasileira está em constante evolução e, de acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, na sigla em inglês), o Brasil ocupa a sexta posição no cenário mundial. 

Essa conquista é fruto de investimentos em fontes de energias renováveis e sustentáveis. Na Bahia, a Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, que é operada sob concessão da Votorantim Cimentos, contribui para a produção de energia limpa no país. No Brasil, a energia hidrelétrica corresponde pela maior parte da geração anual de energia do país, equivalente a 53,86% do total, segundo dados do Sistema de Informações de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (SIGA/ANEEL). Atualmente, a Usina de Pedra do Cavalo tem capacidade instalada de geração de 160 megawatts de energia, o equivalente para abastecer uma cidade com cerca de 280 mil residências. 

Para a geração dessa energia renovável, a Usina de Pedra do Cavalo aproveita o reservatório da barragem, localizado no Rio Paraguaçu, para captar um dos principais recursos naturais, a água, por meio das tomadas d'água. Esse volume captado é direcionado até uma casa de força (local onde são instalados os equipamentos para produção de energia). Lá, a água passa pelas turbinas, equipamento que conduz e direciona a vazão por meio de um eixo ligado ao gerador que, por sua vez, é responsável por gerar a eletricidade, que é distribuída por cabos até as torres de transmissão. Nesse processo, a mesma água que entra para mover as turbinas é devolvida por meio de canais de fuga ao rio, sem perdas, alteração ou contaminação.

As Usinas Hidrelétricas possuem um papel fundamental para conter o aquecimento global no planeta, pois a produção de energia nesses locais gera zero emissão de carbono (CO2). “A geração de energia limpa preserva o meio ambiente e também beneficia a qualidade de vida das pessoas. Nossos processos são realizados de forma segura e seguem o compromisso com a sustentabilidade para reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, diz o gerente de operações da Usina de Pedra do Cavalo, Dejair Lima.

As mudanças climáticas estão no centro da estratégia da Votorantim Cimentos. A eficiência energética e o uso de fontes renováveis de energia são pilares na estratégia de redução de emissão de CO2 da companhia, que possui hidrelétricas e investimentos em energia eólica e solar. Hoje, 49% da energia elétrica utilizada nas operações da companhia no Brasil é de fonte renovável. Entre 1990 e 2023, a Votorantim Cimentos reduziu em 27% as emissões de CO2 por tonelada de cimento produzido.

Sobre a Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário