A maior competição de futebol não profissional do mundo está de volta. Foi lançado neste sábado (15), em Salvador (BA), o Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2024.
O tradicional evento de lançamento, que marca o pontapé inicial à competição, foi realizado no Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos da Polícia Militar da Bahia (BEPE).
No local, ligas participantes e convidadas, autoridades e profissionais de imprensa se reuniram para acompanhar os detalhes da edição que promete entrar para a história. Neste ano, as ligas terão um importante benefício: a isenção das despesas e taxas de arbitragem, que serão integralmente pagas pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).
As novidades foram apresentadas pela Diretoria da FBF, representada por seu presidente, Ricardo Lima, pelo vice-Presidente, Manfredo Lessa, pela diretora de Competições, Taíse Galvão, pelo diretor de Registros e Transferências, Felipe Quadros, pelo diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo Araújo, e o membro da CEAF-BA, Cláudio Aragão, que representou o presidente Jailson Freitas. Também compuseram a mesa diretora o Comandante do BEPE, Tenente-Coronel Elbert Vinhático, o Comandante do Comando de Policiamento Especializado, Coronel Carlos Henrique Melo, e o Presidente da Liga Desportiva de Glória, Marco Bacelar.
O presidente Ricardo Lima agradeceu aos parceiros e homenageou José Gomes dos Santos, falecido neste ano. "Não poderia deixar de agradecer à nossa diretoria, aos colaboradores, ao BEPE, nosso parceiro incondicional. Sem a Polícia Militar, sem esse Batalhão, não poderíamos fazer futebol neste estado. E não poderia deixar de fazer um agradecimento especial ao nosso mestre, professor, José Gomes dos Santos, o Mexicano. Se estamos aqui hoje, é por causa dele, que nos ensinou muito. Em sua memória, vamos, juntos, fazer um Intermunicipal histórico", disse.
O vice-presidente Manfredo Lessa também fez agradecimento e destacou a importância da competição. "Não podemos deixar de registrar o reconhecimento de todos vocês, que se deslocaram das suas cidades para estar aqui. Ficamos feliz por, neste ano, elevar o número de participantes em relação ao ano passado. É a competição da FBF que tem o maior número de participantes e, por isso, exige uma condução diferenciada. Com certeza teremos um Intermunicipal ainda mais brilhantes".
Já Taíse Galvão homenageou as ligas pela colaboração ao sucesso do futebol baiano. "Não encontro palavras para falar sobre mais uma edição do Intermunicipal, uma competição que temos muito carinho e cuidado. Agradeço a oportunidade, a missão que me foi dada. É uma responsabilidade e uma honra, como mulher, conduzir, idealizar esse campeonato. Para estarmos aqui, hoje, foi uma caminhada longa. Agradeço muito a vocês, presidentes de ligas, que são incansáveis. Vejo de perto o trabalho que vocês desenvolvem nos municípios. Esperamos entregar a vocês um grande campeonato, do tamanho que vocês merecem".
A competição - O Intermunicipal 2024 será disputado por 60 seleções: Alagoinhas, Aurelino Leal, Barrocas, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Cachoeira, Camaçari, Castro Alves, Coarací, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Crisópolis, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Glória, Guanambí, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Itabuna, Itagimirim, Itaju do Colônia, Itamaraju, Itapetinga, Itiruçu, Jacobina, Jequié, Jeremoabo, João Dourado, Luis Eduardo Magalhães, Lauro de Freitas, Mascote, Miguel Calmon, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pojuca, Potiraguá, Prado, Quijingue, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Santa Bárbara, Santaluz, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Saubara, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Tucano, Uruçuca, Valença, Valente e Vitória da Conquista.
Na 1ª fase, elas jogarão entre si, dentro de cada grupo (confira todos os grupos abaixo), no sistema de ida e volta. Avançarão para a 2ª fase as três primeiras colocadas dos grupos de quatro seleções e as duas primeiras colocadas dos grupos de três seleções.
Na 2ª fase, as 44 seleções classificadas serão divididas em 22 grupos de duas cada. Elas jogarão entre si, dentro dos respectivos grupos, no sistema de ida e volta.
As 22 classificadas se juntarão às dez seleções desclassificadas que tiverem as melhores campanhas no somatório das 1ª e 2ª fases, garantindo um total de 32 seleções na 3ª fase.
As 32 seleções serão divididas e 16 grupos de duas, que se enfrentarão nos respectivos grupos, também no sistema de ida e volta. As 16 vencedoras disputarão as oitavas de final.
Das oitavas à decisão, o sistema será de jogos de ida e volta, dentro dos grupos, até a definição da campeã e da vice-campeã desta temporada.
O Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2024 será iniciado em 21 de julho. A final está marcada para acontecer em 24 de novembro.
Em quase quatro meses de disputa, serão 274 jogos realizados, em 18 domingos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário