Atenta às necessidades de competitividade da indústria brasileira, da transição para uma economia mais sustentável e ciente do potencial energético do país, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Governo da Bahia, assinaram convênio de R$ 2,6 milhões para potencializar a cadeia produtiva do agave na região sisaleira do estado, visando o aproveitamento da biomassa da planta para a produção de biocombustível. Agora, os dois parceiros lançam edital para selecionar empresas interessadas em operar o projeto.
Batizado de Replanta Agave, o projeto da ABDI pretende melhorar as condições de plantio, colheita e uso da biomassa residual da produção de fibra de sisal na região do semiárido baiano. Atualmente os trabalhadores utilizam apenas 4% da planta para produção do sisal e descartam o restante. Com o projeto, a ideia é utilizar 95% da planta para também produzir o biocombustível e aumentar a renda dos trabalhadores. A transformação da produção terá impacto econômico no Território do Sisal, que compreende 20 municípios baianos.
O projeto visa criar um sistema cooperativo qualificado para produção em escala do agave. A ação será executada em 18 meses e capacitará, ao menos, 400 trabalhadores. Serão disponibilizados equipamentos agrícolas – sete tratores – nas cidades contempladas. Além de realizar um mapeamento dos produtores rurais da região sisaleira, dimensionando a capacidade produtiva da região, o projeto fornecerá qualificação e orientação técnica para preparação do solo, semeadura, manejo, colheita, armazenagem e comercialização dos produtos agrícolas. Desenvolver economicamente o sertão brasileiro é um dos pontos principais do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário