Maqueiros fantasiados fazem a alegria de pacientes em hospitais baianos

O Homem de ferro leva um paciente para o centro cirúrgico. Batman volta com outro do Raio-x. Thor transporta mais um para o leito. Esta tem sido a rotina de hospitais baianos como o Martagão Gesteira e o Hospital Estadual da Criança (HEC) durante o mês de outubro. É que as unidades têm realizado ações lúdicas para celebrar o Mês das Crianças. Nesse período, os maqueiros se transformam em verdadeiros heróis.
Fantasiados, eles circulam pelas alas pediátricas, surpreendendo os pacientes. A iniciativa faz parte das ações promovidas pelos grupos de humanização dos hospitais, que buscam tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor, especialmente para as crianças que enfrentam longos períodos de internação.
“Observamos que há benefícios dessas ações na socialização, na interação das crianças, nos aspectos de humor, redução de estresse, ansiedade e adaptação ao processo de hospitalização. O ambiente hospitalar se torna um espaço menos ameaçador e mais prazeroso”, ressalta a psicóloga Laís Damasceno.
Ielma Soares, presidente do Grupo de Humanização do HEC, destaca a importância dessas iniciativas para o bem-estar físico e emocional das crianças. "É fundamental que as crianças, mesmo em um ambiente hospitalar, tenham momentos de humanização, empatia e alegria. Sabemos o quanto é difícil para elas estarem longe de casa e hospitalizadas. Essa interação com os maqueiros, que se vestiram de heróis, faz com que elas vivenciem o lúdico, minimizando os possíveis impactos do internamento, diagnóstico e tratamento sentindo-se mais acolhidas", afirma.
Evaristo Ernandes, maqueiro há quatro anos, é sempre um dos primeiros a participar da ação todos os anos. “Eu faço isso com o coração cheio de felicidade. Quando vejo o sorriso das crianças, sei que estamos fazendo algo muito importante. Para elas, é um momento especial e isso faz todo o esforço valer a pena".

Para as famílias, a iniciativa é igualmente especial. Lucinete Santana, mãe de uma das crianças internadas, falou sobre o impacto da ação: "Ver minha filha sorrindo desse jeito, depois de tantos dias de preocupação, não tem preço. Esses momentos são um alívio para nós, pais, que estamos passando por dias tão difíceis". Sua filha, Lorena Santana, de 8 anos, também compartilhou sua empolgação: "Eu adorei o Batman! Ele é meu herói favorito, e eu tirei muitas fotos com ele. Foi o melhor dia!", disse a paciente.

Unidade de média e alta complexidade, o Hospital Estadual da Criança, localizado em Feira de Santana, é uma unidade de saúde pertencente à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e gerenciada pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. A entidade filantrópica é mantenedora também do Martagão Gesteira, unidade exclusivamente pediátrica em Salvador e considerada uma das maiores do Norte e Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário