MARAGOGIPE: Ação mira União Brasil e Podemos por suspeita de fraude na Cota de Gênero

A Justiça eleitoral abriu uma investigação contra os partidos União Brasil e Podemos por suspeita de fraude dentro da cota de gênero durante as eleições municipais de 2024, em Maragogipe.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi protocolada após os partido não atingirem a cota mínima de 30% de candidaturas femininas durante o pleito uma vez que, após terem candidaturas femininas indeferidas, não tomaram providências de repor os nomes perdidos ou reduzir o número de candidaturas masculinas.

Tendo lançadas 13 candidaturas para o município cada, o Podemos teve indeferidas as candidaturas de duas das quatro mulheres, enquanto o União Brasil perdeu três das quatro candidatas, além de ter outras quatro candidaturas masculinas indeferidas.

Caso as denuncias sejam julgadas como procedentes, os partidos terão cinco vereadores cassados, são eles: Enádio “Careca”, Alongado de Márcio Moreno, Tawan Pereira, Roberval Filho e Fabinho de São Roque.

Responsável pela ação, o advogado eleitoral Dr. André Luis Chaves Pereira Bomfim diz confiar na decisão favorável por estar “bastante nítida a inércia dolosa de ambos os partidos”, além da “falta de interesse de participação do pleito das candidatas Gilmaci dos Santos e Rosineia Borges de Souza dos Santos”, que tiveram as candidaturas cassadas por falhas documentais durante o registro.

Informações de Politica ao Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário