Como parte da programação do Novembro Negro, mês em que se intensificam as ações de combate ao racismo e a desigualdade social, a Polícia Civil da Bahia em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), está promovendo diversas palestras em escolas de Salvador. Nesta sexta-feira (8), a ação foi com alunos da Escola Deputado Naomar Alcântara, no bairro de Cajazeiras V, em Salvador.
Com o tema “Polícia Civil e a Sociedade no combate ao racismo na Bahia”, a palestra foi ministrada pelo delegado Ricardo Amorim, que está à frente da Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid) e pela psicóloga da Sepromi, Juciana Nascimento.
Para o Ricardo Amorim, a ação com jovens é importante, pois incentiva a promoção da cultura afro-brasileira e reforça a importância da identidade negra. “Precisamos fortalecer o combate aos crimes raciais e esclarecer o entendimento acerca dos direitos fundamentais”, salientou ele.
Alunos do sétimo e do nono ano do ensino fundamental II participaram da atividade. Gabriel Andrade, de 17 anos, fez questão de participar da palestra compartilhando uma de suas experiências. “Já fui discriminado por conta do meu cabelo e senti muito ódio naquele momento. Sou filho de pai negro e mãe branca e meu estilo incomoda algumas pessoas”, contou o estudante.
“É importante se posicionar de forma assertiva em situações de discriminação e intolerância”, destacou a psicóloga Naomar Alcântara. Ainda, segundo ela, denunciar esse tipo de crime é fundamental. Panfletos e cartilhas com informações sobre o tema e orientações de como denunciar o crime foram distribuídas durante o evento.
“Somos uma escola democrática e antirracista. Atividades como essa fazem parte do nosso cronograma, visando conscientizar a sociedade civil acerca da temática racial”, ressaltou a diretora da instituição de ensino Paloma Vanderley.
Nenhum comentário:
Postar um comentário