Diversos membros da OAB Subseção Feira de Santana, representando diversas comissões da instituição, marcaram presença no evento, que foi uma espécie de preparação para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, e buscou fortalecer a rede de proteção da cidade em relação às políticas públicas voltadas para as meninas e mulheres.
Estiveram presentes as advogadas Fernanda Dantas, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, e os membros da referida comissão Andréa Carvalho, Luzinaide Argibay e Mawrren Brandão, e Maiane Sales, membro da Comissão em Defesa dos Direitos das Mulheres, assim como Fernanda Dantas, Andréa Carvalho e Mawrren Brandão. Esta também é membro das comissões de Igualdade Racial, e de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Feira, representando-as no evento. As conferências têm sido realizadas em vários municípios da Bahia com o intuito de discutir políticas públicas para mulheres. Dentre os objetivos das conferências estão promover debates amplos, democráticos e plurais, sobre a realidade das mulheres e políticas públicas a elas destinadas; avaliar e propor diretrizes para o fortalecimento das políticas para as mulheres; estimular a criação e fortalecimento de Conselhos e Organismos de Políticas para as Mulheres, e elaborar o Plano Estadual de Políticas para Mulheres.
Ainda, tais conferências têm como princípios aqueles que garantem o respeito, a diversidade de gênero, raça, etnia, geração, deficiência território e orientação sexual. E tem entre seus compromissos centrais a não reprodução de desigualdades históricas dentro dos espaços de participação.
Vale ressaltar que o evento integra o calendário de eventos voltados para a campanha do “agosto lilás”, de conscientização e combate à violência contra a mulher, e em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha.
Para Fernanda Marques Dantas, a conferência ocorrida hoje foi extremamente importante e valiosa. “Tivemos a oportunidade de dialogar sobre temáticas diversas como a participação política paritária e fortalecimento da democracia, avaliamos e estabelecemos diretrizes para a efetivação das politicas e criação de conselhos, bem como aprimoramos as abordagens que vão compor o Plano Estadual de Políticas para Mulheres, que será apresentado na Conferência Nacional, a ser realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro. Saímos de lá confiantes no fomento ao progresso dessas politicas voltadas a assistirem as meninas e mulheres". declara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário