TRE-BA mantém indeferimento de candidaturas femininas do Podemos e União Brasil, em Maragogipe

Na tarde desta segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) confirmou a decisão da juíza Doutora Diva, de Cachoeira, que recusou os pedidos de anulação das sentenças que baniram quatro candidatas — Gilmaci e Rosineia, do Podemos, e Jaguaracy e Marlene, do União Brasil. O que parecia ser uma tentativa de evitar o caos na eleição virou mais uma demonstração de como a política maragogipana está sempre a um passo de virar uma verdadeira novela de desfecho incerto.

As candidatas recorreram dessa decisão na esperança de salvar os mandatos de vereadores que, afinal, já estavam quase na berlinda — Enadio Careca, Tawan Pereira e Alongado, do Podemos, e Roberval Filho e Fabinho de São Roque, do União Brasil — cassados pelo juízo local. Mas, para tristeza de muitos, o TRE-BA decidiu que o jogo ainda não acabou, e o suspense nos tribunais continua.

O que chamou atenção durante o julgamento foi a ausência dos advogados das candidatas, que perderam a chance de usar sua melhor arma — a sustentação oral — na tentativa de convencer os jurados. Talvez tenham percebido que, na política local, argumentar às vezes é mais inútil do que tentar explicar o que é uma guerra de versões sem nexo.

Em entrevista, o advogado Dr. André Bomfim — que representa o ex-vereador Luisinho — afirmou que já esperava o resultado. Segundo ele, a ação foi uma tentativa desesperada de enrolar a Justiça, enquanto, na prática, a cassação dos vereadores aguarda apenas o próximo capítulo desta novela que já dura anos.

Dr. André destacou que o indeferimento não foi por falhas processuais, e sim por uma inércia coletiva dos partidos e candidatas em regularizar documentação. Ou seja, mais uma vez, a teoria da “culpa do sistema” foi substituída por “culpa da própria falta de atenção”.

Ele também reforçou que toda essa confusão poderia ter sido evitada se os dirigentes partidários tivessem feito o simples — a troca das candidatas indeferidas, como manda o óbvio no mundo político.

Nossa redação segue de olho no que vem por aí, pois, com esse cenário, a cidade de Maragogipe promete mais uma rodada de reviravoltas que podem mudar o cenário político local — ou pelo menos, oferecer mais um capítulo dessa novela sem fim.

Informações de A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário