UFRB emite nota de repúdio contra o blog Cruz na Tela após publicação deturpada envolvendo estudantes do CHAL

A reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou na manhã desta terça-feira, 16 de outubro, em sua página oficial, uma nota de repúdio contra o blog Cruz na Tela do blogueiro Ueviton Santana. O repúdio assinado por, Jorge Cardoso Filho (Diretor do CAHL-UFRB e, por Gabriel da Costa Ávila (Vice-diretor do CAHL-UFRB) sai em defesa da instituição e do corpo discente após uma publicação no referido blog onde diz que um homem de 59 anos foi espancado por estudantes no município de Cachoeira por motivação política.
Em nota, a direção da UFRB classifica a matéria como Fake News (notícia falsa) e, reafirma o seu compromisso social para com o recôncavo promovendo atividades acadêmicas e pesquisas em prol da comunidade local. Veja abaixo o que diz a nota:

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB - está em Cachoeira desde 2006, ocasião da instalação do campus do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) na cidade. Já são 12 anos de atividades em ações de pesquisa, extensão e ensino, promovidas por uma universidade pública, gratuita, inclusiva e qualificada. Esta universidade muito tem trazido para o desenvolvimento do Recôncavo da Bahia, sendo reconhecida internacionalmente e pela população local, principalmente, muitas famílias pobres e desta região, que conseguiram, pela primeira vez, ver seus filhos e filhas cursando ensino superior e se diplomando em cursos de reconhecida qualidade.

Assim, nos causa indignação a publicação de conteúdos sensacionalistas e sem a devida apuração de fatos que tem ganhado volume nas últimas semanas. Um desses casos foi o texto publicado pelo Blog Cruz na Tela, no dia 15/10/2018, acusando estudantes da UFRB de agressão a um cidadão durante a Feira Literária de Cachoeira - FLICA,  em função de discordâncias políticas. No regime democrático, qualquer cidadão tem liberdade de escolha dos seus representantes políticos, fundamentando sua opção no debate e diálogo de propostas, sem apelar para mensagens de ódio, intolerância ou o uso da violência.

É fundamento básico da Comunicação  - e pilar da técnica jornalística - ouvir as partes envolvidas nos assuntos relatados. O blog acima referido sequer procura apresentar os fatos seguindo esse princípio. O teor do texto é de disseminação de ódio e lançamento de suspeitas sobre toda uma comunidade de jovens que está em formação para atuação profissional, produzindo um discurso infundado e estigmatizante sobre a UFRB e sua comunidade acadêmica. Ao inverter a lógica dos fatos e vitimizar o agressor (que foi detido e conduzido pelos policiais), falta com a verdade, revelando uma parcialidade que não condiz com os valores éticos tão caros ao jornalismo e a esta universidade.

O CAHL-UFRB contribui com a responsabilidade social e para qualificação da comunicação pública no Recôncavo e no Brasil, de modo que o primeiro passo para isso é não disseminar notícias falsas (fake news) e/ou de apologia ao ódio e a intolerância, defendendo sempre a devida e ampla apuração dos fatos narrados".

Jorge Cardoso Filho

Diretor do CAHL-UFRB

Gabriel da Costa Ávila

Vice-diretor do CAHL-UFRB

F: #ForteNoReconcavo

5 comentários:

  1. deveria emitir repudio contra seu professores e seu alunos, o exemplo vem de cima,o professor não atropelou um monte de gente por que era bolsonaro:??? poois é os alunos se acham no mesmo direit0

    ResponderExcluir
  2. Não ouve atropelamentos de um monte de gente (outra fake news)!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCES DA ESQUERDA PENSA QUE TODO MUNDO E BURRO? TEM REALMENTE MUITA GENTE BURRA PRINCIPALMENTE EM CRUZ DAS ALMAS, MAIS TAMBEM TEM GENTE QUE NAO DEPENDE DE ESMIOLA DO PT E TEM RACIOCINIO.

      Excluir
  3. Deveriam emitir nota de repudio para o uso de drogas, a prostituição. Uma vergonha essa universidade e digo mais, é daí pra pior!

    ResponderExcluir