CRUZ DAS ALMAS: Grupo TEAceito e Prefeitura realizam Caminhada de Conscientização do Autismo

Formado por pais e mães de crianças autistas, o grupo TEAceito e Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizaram na manhã deste sábado (06) a terceira Caminhada de Conscientização do Autismo, culminando uma semana de atividades alusiva ao tema.  

Em Cruz das Almas, crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) poderão ser atendidas no Centro Especializado em Reabilitação (CER). Números da unidade mostram que 70 crianças foram diagnosticadas com suspeitas e 50 estão sendo atendidas no momento. “O Governo do Povo, com sua sensibilidade, leva esse debate à sociedade. Recebi os organizadores em 2017 para discutirmos o apoio e firmarmos esta parceria. Em 2018 percebemos que as ações poderiam ir além das rodas de conversa, das caminhadas, era preciso construir politicas públicas e serviços para essas famílias. Hoje temos o CER atendendo com neuropediatras, psicólogos, assistentes sociais”, declarou o prefeito Orlandinho.

Segundo comunicado da Faculdade de Medicina da Rutgers New Jersey, crianças que são diagnosticadas precocemente respondem melhor ao tratamento. A idade média de diagnóstico, aos 4 anos, não mudou nos últimos 15 anos. Embora em 85% dos casos os pais já tivessem percebido que seus filhos pudessem ter autismo aos 3 anos, apenas 42% das crianças receberam uma avaliação de seu desenvolvimento nesta idade, diz relatório da CDC. Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo tenham autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário