GOV. MANGABEIRA: Secretaria de Saúde capacita profissionais das Unidades Básicas de Saúde para identificar casos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Numa ação conjunta entre as Coordenações de Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica, a Secretaria de Saúde está realizando a capacitação dos profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde, para a realização do teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Esse teste é feito com apenas uma gota de sangue e seu resultado se dá em menos de 30 minutos. Está disponível em todas as Unidades, onde o usuário também recebe orientação e resultado prévio.

A capacitação foi ministrada pelas enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde para os profissionais das respectivas unidades: médicos, dentistas, técnicos de enfermagem e técnicos de saúde bucal. Segundo Lainara Lopes, Coordenadora da Atenção Básica, “a ideia é que todos estejam preparados para realizar os testes e identificar rapidamente os casos de doença”, pontuou.

O município vem realizando monitoramento dos casos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C junto aos apoiadores do Departamento de Atenção Básica da SESAB, que liberam planilhas para que o município acompanhe os casos existentes auxiliem no combate dessas doenças. Marcia Damasceno, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, “estes casos vêm aumentando de forma considerável no estado e os Testes Rápidos auxiliam na sua prevenção e combate”.

O Teste Rápido também será realizado nas ações de saúde itinerante; nos eventos em parceria com instituições da sociedade civil, como escolas, associações, igrejas e clubes; e nas ações do Governo da Mudança, levando o Teste para mais perto do cotidiano das pessoas e das localidades, principalmente aquelas localizadas na zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário