CRUZ DAS ALMAS: Embrapa realiza Curso de Criopreservação de Plantas; inscrições vão até o dia 3 de julho

Ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a criopreservação — técnica de conservação de longo prazo a temperaturas ultrabaixas (abaixo de 196 graus) — de tecidos vegetais (sementes, grãos de pólen e espécies de propagação vegetativa) é o objetivo do 4º Curso de Criopreservação de Plantas, que vai acontecer de 8 a 12 de julho, em Cruz das Almas (BA), no Laboratório de Cultura de Tecidos da Embrapa Mandioca e Fruticultura – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As inscrições vão até o dia 3 de julho.

Com duração de 40 horas, o curso se destina a pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação que trabalham diretamente com conservação e/ou cultura de tecidos de plantas. Como nas edições anteriores, o treinamento se destaca pelo forte componente prático.

“A criopreservação é uma estratégia importante para a conservação de germoplasma e, atualmente, bem mais acessível. O curso oferecido aqui tem como grande vantagem a abordagem prática das técnicas apresentadas e uma equipe bem preparada para a realização de tudo o que foi proposto. Todos os anos trazemos um pesquisador de excelência na área para compartilhar com o grupo técnicas e experiências. Nesta edição, teremos Roosevelt Escobar, pesquisador do Ciat [Centro Internacional de Agricultura Tropical], que nos  brindará com o segmento de criopreservação de mandioca”, salienta a pesquisadora Fernanda Vidigal, coordenadora do curso junto com a pesquisadora Janay dos Santos-Serejo.

O treinamento vai ser realizado em parceria com o Ciat, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Programa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes/Embrapa e programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/Embrapa).

Um comentário:

  1. BOM DIA! QUERO APRENDER A CULTIVAR AS PLANTAS, NAO TENHO EXPERIÊNCIA, MAS O POUCO Q JÁ FIZ, FOI DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA MIM, É UMA TERAPIA, OCUPEI MINHA MENTE COM ELAS E OS PROBLEMAS DIMINUIRAM, 👏👏. QUERO APRENDER BEM MAIS.... AGUARDO UMA RESPOSTA...

    ResponderExcluir