Homem tem carro clonado e presta queixa na Delegacia de Cruz das Almas

Na manhã desta quarta-feira (10/julho), o proprietário de um veículo supostamente clonado, prestou queixa na Delegacia Territorial de Cruz das Almas após receber em sua casa uma multa no valor de R$ 130,00. Segundo o queixoso, o Sr Romualdo Martins, o carro modelo VW Voyage estava em seu poder há exatamente três meses e que ele nunca havia ido na cidade de Barra do Jacaré, no estado do Paraná, onde foi registrado a multa num veículo semelhante ao seu.

Como saber se o veículo é clonado?
Muitas vezes podemos pensar estar comprando um veículo de seu dono legítimo, e dificilmente pensamos que um documento pode ser alterado e aquele veículo que esta sendo adquirido venha ser um fruto de roubo e seus dados foram adulterados.

Para evitar essa dúvida e realizar um investimento certeiro, precisamos de alguns cuidados antes de fechar o negócio. Geralmente os bandidos conseguem adulterar os chassis e realizar fraudes da documentação do veículo.

Então como se prefinir disso? É o que vamos ver.
O que é feito no veículo ?

Quando um veículo é furtado ou roubado, é feita a adulteração dos chassis e são trocadas as placas de identificação do veículo. A partir daí o veículo volta ao mercado com uma aparência comum sem levantar suspeitas de irregularidade. E com isso alguma pessoa acaba comprando o veículo sem suspeitar de nada. Tudo isso é feito com o auxílio da documentação ilegal.
Mas como são adulterados esses documentos?

Sabe aquele documento que você precisa sempre ter em mão CRLV e o outro sempre bem guardado quando vai ser feita a venda do veículo CRV, o papel que é impressa as informações se chamam Espelhos. Pois bem, quando desviados ou roubados em branco no DETRANs . O que permite que os dados do veículo clonado possa ser impresso e dificultando o reconhecimento das adulterações.
E como posso fazer para identificar esse tipo de veículo ?

Se possuir alguma tipo desconfiança tente fazer as seguintes etapas.
Realize a consulta de veículo
Verifique se os dados como o número de chassi confere com o documento atual do veículo
Se possível solicite um decalque de Chassi e Motor
Repare de o documento possui rasuras e se as letras estão mais espaçadas que o de costume
No decalque tente identificar que possui retoques no dígitos como por exemplo 3 para 8, 5 para 8, 4 para 9, 1 para 7, E para F, R para P, H para K e K para L.
Verifique se o lacre no veículo possui algum desgaste e observe os orifícios onde fica o arame de lacração das placas. Caso apresentarem rebarbas ou polimento pode ser sinal de falsificação.


Verifique se os vidros possuem os números do chassi, ao menos um deles devera possuir. Caso estejam ásperos, com borrões ou com adesivo para camuflar suspeite.

Mesmo com essas dicas nada impede que o veículo ainda não seja adulterado, se valer a pena, leve a um empresa especializada para realizar a analise profunda no veículo afim de identificar irregularidades. Como comprar um veículo é um investimento alto procure sempre adquirir de lugares de confiança como concessionárias conhecidas no mercado. Ou se comprar de forma direta procure ter os dados do proprietário como endereço e dados que facilitem encontra-lo se necessário.
F: #ForteNoReconcvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário