Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa e mais três municípios do Recôncavo aderem as barreiras sanitárias

Barreiras Sanitárias estão sendo feitas em vários municípios no recôncavo baiano. As ações são feitas na entrada de cada cidade por determinação das Prefeituras através das Secretarias Municipais de Saúde. Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Salinas da Margarida e São Miguel das Matas estão entre os municípios.
Em Conceição do Almeida, equipes da Secretaria de Saúde, com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, iniciaram a barreira sanitária para triagem e orientação, em uma das entradas de acesso à cidade. Monitoramento de temperatura e orientações de prevenção foram realizadas pelas equipes do local. A Prefeitura lembrou que o acesso é permitido apenas aos moradores do município e caminhões para abastecimento dos comércios com funcionamento autorizado em decreto.
O prefeito Ito de Bêga anunciou a medida à população por meio das redes sociais

Em Cruz das Almas, para cumprimento do Artigo 18º do Decreto Municipal 288/2020, observando-se os parágrafos segundo e terceiro, a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Trânsito e uniram-se para formar uma barreira sanitária composta por profissionais de saúde e agentes de trânsito a fim de identificar as pessoas que tentam entrar na cidade. A importância do trabalho se dá pelo fato de que a Secretaria está monitorando a entrada, colhendo informações de destinos de origem, identificando as pessoas vindas de cidades onde a transmissão do covid-19 está sustentada, aferindo a temperatura, fazendo registro de endereço e contato telefônico para monitoramento pela vigilância em saúde.

Em Dom Macedo Costa também é realizado mais uma ação da Prefeitura em combate ao novo coronavírus (COVID-19). A equipe de vigilância da Secretaria de Saúde, juntamente com a Polícia Militar, técnicas de enfermagem e equipe de apoio estão fazendo barreiras nas entradas da cidade, com o intuito de inibir entradas de pessoas de outros municípios, assim protegendo a população. Essa é a segunda ação da Prefeitura de Dom Macedo Costa.

Em Salinas da Margarida, a Prefeitura instalou uma barreira de fiscalização 24h com aferição da temperatura corporal por meio de termômetro digital infravermelho na divisa do município com Jaguaripe. O objetivo é impedir a chegada ou aumento (caso haja casos) de infecções por coronavírus no município. A Prefeitura vem adotando diversas medidas de prevenção, colaborando com o que as autoridades de saúde estabelecem para o controle e combate da pandemia do coronavirus no Estado.

Em São Miguel das Matas, as barreiras sanitárias e educativas abordam cerca de 150 veículos. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Foram montadas barreiras na Praça do Onha, abordando os veículos que chegavam de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e cidades vizinhas e a outra no acesso à cidade de Laje. Durante todo o dia, os servidores da Saúde, acompanhados por policiais militares, paravam todos os veículos que passavam nas duas barreiras para perguntar a procedência e o destino, verificar se alguém estava febril ou com tosse seca, sintomas característicos da COVID-19, orientar aos passageiros para respeitarem o isolamento assim que chegarem ao destino e também distribuir materiais informativos sobre o novo coronavírus.

F: TV InfoSAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário