Estudo aponta Cruz das Almas como cidade em rota de colisão com o coronavírus

Um estudo sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia aponta que 91 dos 417 municípios, incluindo Salvador, oferecem risco acentuado de propagar novos casos de Covid-19 nas próximas semanas.

Feira de Santana, Alagoinhas, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, Governador Mangabeira e Vitória da Conquista também aparecem na lista (veja quadro completo mais abaixo). Só o município de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, recebeu do Ministério da Saúde um recurso no valor de R$ 706.371,79 destinado ao enfrentamento do coronavírus.

O levantamento é de autoria de pesquisadores vinculados a quatro universidades — as baianas Ufba e Uefs, além da Unicamp, de estado de São Paulo.

Ao compilar dados geográficos de cada cidade, o grupo considerou a presença de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos como vetores de contaminação e os relacionou àqueles que já apresentam registros do novo coronavírus.

As informações foram tratadas em sistemas de informações geográficas, cuja estimativa total abrange 323 municípios, dos quais 91 deles integram a faixa de probabilidade acentuada.

Segundo o estudo, assim que a pesquisa foi finalizada, na quinta-feira (2), Palmeiras, na Chapada Diamantina, confirmou o seu primeiro caso da doença. O município figurava lista de riscos elevados, afirmam os pesquisadores.

De acordo com os autores, o levantamento foi encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia(Sesab) de modo a agilizar ações de enfrentamento à pandemia.

Confira o quadro abaixo com as 91 cidades classificadas como de alto risco:
F: Bahia.Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário