ECOJACA 2026 acontece neste domingo (08), pela manhã, no Solar Eventos

Considerada a maior fruta do mundo, a jaca ganha em Cruz das Almas um evento que confirma a sua grandiosidade. A terceira edição do Encontro de Comedores de Jaca - ECOJACA 2026 acontecerá neste domingo (08), a partir das 9h, no espaço Solar Eventos. Será uma celebração da gastronomia, da cultura e da versatilidade da fruta, com uma programação diversa, incluindo competições e workshops.

Os concursos somam R$ 3.600 em premiações e estão divididos em nove categorias: melhor jaca dura, melhor jaca mole, maior jaca, menor jaca madura, comedor mais rápido, comedora mais rápido, melhor prato salgado, melhor prato doce e quantos bagos tem a jaca. As inscrições iniciam às 8h, com vagas limitadas. Nas categorias que envolvem a fruta in natura, será permitida apenas uma jaca de cada tipo por participante.

O festival reunirá 17 expositores, que terão um espaço gratuito para comercializar seus produtos. Ao todo, 32 iguarias derivadas da jaca estarão disponíveis para o público. Para as crianças, haverá parquinho, pula-pula e geladinhos, oferecendo diversão em um evento pensado para toda a família.

Um dos organizadores do encontro, Marcio Rebouças explica a importância cultural e gastronômica da fruta. “A jaca faz parte do nosso dia a dia. É uma fruta muito comum por aqui, presente nos quintais e nas roças, e traz a memória afetiva das famílias reunidas para comer jaca. A ideia do encontro é valorizar esse alimento, redescobrir seus usos e mostrar seu potencial como insumo e ingrediente em diversas receitas”, destaca.

O ECOJACA também promove a preservação das jaqueiras e incentiva a agricultura familiar, com venda de mudas e valorização de produtores locais, fortalecendo a economia da região. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário