Queda da temperatura atrapalha deslocamento dos gafanhotos ao Brasil

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina informou na noite desta quinta-feira, 26, que por conta da diminuição da temperatura, provocada pela chegada de uma frente fria, a nuvem de gafanhotos que se aproximava do Brasil não se deslocou por longas distâncias da província de Corrientes, no país vizinho.

“As equipes do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) e da província de Corriente continuam trabalhando para encontrar a localização da nuvem, pois, devido às baixas temperaturas, estimamos que ela não se moveu, pelo menos a grandes distâncias”, disse em comunicado.

O órgão argentino disse ainda que uma vez detectada a praga, o objetivo será realizar as ações de controle com um avião agrícola “A área em que trabalhamos é de difícil acesso, com poucas estradas. Nesse sentido, solicitamos aos produtores da área que entrem em contato com a Senasa se tiverem informações sobre a praga”.

Segundo o Ministério da Agricultura do Brasil, o monitoramento dos gafanhotos continua o mesmo, ou seja, sem atingir o Brasil. A pasta disse que até a noite desta quinta, os insetos não tinham entrado em território brasileiro.

Manual de controle dos gafanhotos
O governo brasileiro decretou estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina por conta da possível chegada da praga ao Brasil. De acordo com o chefe da divisão de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Jairo Carbonari, o status permite o estabelecimento de protocolos, manuais de procedimentos e autorização de uso de produtos, como agroquímicos, necessários para o controle da praga.

O ministério divulgou também um manual técnico com orientações sobre as ações de controle da praga adaptado às condições do Brasil. “Respaldado por dados científicos, com a devida capacitação dos agentes envolvidos num eventual surto da praga no país”.

F: Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário