sexta-feira, 16 de abril de 2021

Santo Antônio de Jesus passará por obras para reestruturar rede de esgoto

Santo Antônio de Jesus vai passar por uma reformulação da rede de esgoto na zona urbana, segundo informou a prefeitura do município, justificando a necessidade por conta do aumento na demanda com o crescimento da cidade.

O tema foi discutido em reunião na quarta-feira (14) com o prefeito, Genival Deolino, o ouvidor, Alberto Sacramento, e os secretários de Serviços Públicos, Carlos Andrade, e de Assistência Social, Andressa Andrade, além de representantes da empresa responsável pelo pelo projeto e da Embasa.

A empresa pública de saneamento contratou a D&M engenharia para executar o serviço. O projeto parcial tem previsão de conclusão até o fim do ano, com início das obras para o começo de 2022.

O projeto inicial da Embasa é de 1999, quando a cidade possuía uma configuração urbana diferente da atual. Uma avaliação dos sistemas de esgotamento sanitário implantado desde 1999 até então já foi realizada e identificou duas bacias de esgotamento sanitário feitas pela Embasa – uma no São Benedito e outra no Irmã Dulce (Mutum). A cidade é composta por 13 bacias no total.

Para a revisão do sistema, a D&M engenharia já concluiu um estudo de crescimento populacional e está realizando um estudo de alternativas de esgotamento para o desenvolvimento de novas redes. Duas alternativas são apontadas pela empresa como o posicionamento de coletores principais na margem dos córregos que receberá resíduos vindos da parte superior da cidade – coletores mais longos e menos estações elevatórias para levantar o esgoto e jogar nas partes mais altas. Outro caminho é a implantação de coletores mais curtos com um número maior de estações elevatórias para colocar nas partes mais altas.

Segundo o engenheiro sanitário responsável pelo projeto, Mário César Mota, todo o esgoto chegará na estação de tratamento que será ampliada suficientemente para atender à demanda da cidade.

Após pedidos da prefeitura, a Embasa solicitou à D&M que seja planejada uma etapa de obras inicial contemplando três bacias de esgotamento consideradas prioritárias e contemplam as regiões do Barro Vermelho, Alto do Santo Antônio, Santa Madalena e parte do Centro passando pelas ruas Antônio Fraga e Santo Antônio, Quitandinha e loteamentos próximos à Rádio Clube e Marieta Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário