CRUZ DAS ALMAS: VISA alerta sobre o perigo da utilização de tintas clandestinas para tatuagens

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da equipe de Vigilância Sanitária (VISA) realizou inspeção sanitária em estúdios de tatuagens do município de Cruz das Almas. Durante o procedimento foram encontradas tintas sem registro na Anvisa. Foram apreendidos 23 frascos de 30 ml da tinta de marca MURANO. Esse material seria utilizado para realização de tatuagens permanentes, todos esses frascos não possuem sequer numero de CNPJ em seu rótulo.
A tinta sem registro não possui nenhuma garantia sobre a ausência de produtos tóxicos entre os componentes dos pigmentos, o que pode ocasionar sérios riscos a saúde de quem a utiliza, como: câncer de pele, alergia e infecções. Perante a legislação qualquer equipamento e tintas usadas em tatuagem devem ter registros na Anvisa.
Antes de realizar qualquer tatuagem, é importante exigir do profissional responsável às informações referentes ao nome do produto que é usado. Na embalagem do produto, é obrigatória a apresentação do número de registro na Anvisa, bem como a identificação do fabricante e distribuidor. É importante verificar também se o estabelecimento possui alvará sanitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário