Show de Naná Vasconcelos e Virgínia Rodrigues lota CTC
O show dos artistas Naná Vaconcelos e Virgínia Rodrigues marcou o início da apresentação de espetáculos no palco do recém inaugurado Cine Theatro Cachoeirano. As dependências do CTC ficaram lotadas por um público formado por moradores de Cachoeira, estudantes universitários e pessoas de diversos municípios da região.
O evento serviu também para marcar o lançamento do Sistema Palmares de Informação que tem como objetivo construir uma plataforma geoferenciada com sobre aspectos das manifestações culturais negras brasileiras, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia –UFRB. O ato contou com a presença do presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, professores da instituição, o secretário de Cultura e Turismo, José Luiz Bernardo, entre outras autoridades.
Na oportunidade os professores da UFRB explicaram como será o funcionamento da plataforma, cujo sistema utiliza a tecnologia do Google Earth Na primeira etapa do projeto estão a construção da plataforma digital, a realização do censo cultural das manifestações afro-brasileiras nos estados da Bahia, Pernambuco e Maranhão e a produção do livro-arte com as manifestações dos 170 município recenseados. “A UFRB atuará em parcerias com a Universidade Federal do maranhão - UFMA e a Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE”, conforme explicou professora Ângela Figueiredo.
Por conta do ato de lançamento do projeto da Fundação Cultural Palmares, o show previsto para começar às 19h, só começou às 22h. Apesar das reclamações do público por conta do atraso, a apresentação de Naná Vasconcelos, Virgínia Rodrigues e Alex Mesquita foi um grande sucesso. Um dos momentos emocionantes da noite foi quando a cantora Virgínia Rodrigues convidou para o palco, a sambista Dalva Damiana de Freitas, a primeira Doutora Honoris Causa da UFRB. Ao final do espetáculo, os artistas foram aplaudidos de pé e retornaram ao palco para mais um número.
Nenhum comentário:
Postar um comentário