A Calçados Bibi, referência nacional na produção de calçados infantis e maior rede do segmento da América Latina, efetuou um investimento superior a R$ 4 milhões na modernização de um dos parques fabris, localizado em Cruz das Almas, na Bahia, desde 1998. A iniciativa faz parte de um amplo programa de atualização tecnológica alinhado ao planejamento estratégico da empresa e visa aprimorar a produção de componentes como solados, peças que são essenciais na confecção dos produtos da marca. Com outra unidade localizada em Parobé, no Rio Grande do Sul, juntas, as operações abastecem as mais de 150 lojas da marca, o canal de e-commerce próprio, o aplicativo exclusivo de vendas e as mais de 3 mil multimarcas espalhadas pelo Brasil que vendem os calçados da Bibi.
Com o aporte, a unidade baiana recebeu cinco máquinas com dois postos independentes cada. Totalmente automatizadas, as injetoras contam com sistemas de reciclagem em circuito fechado, permitindo a reutilização de resíduos gerados durante o processo de injeção. Os novos equipamentos se destacam por sua performance superior: são 20% mais rápidos do que os modelos anteriores e operam eficiência geral superior aos equipamentos substituídos, além de realizar a operação com significativa redução no consumo de energia. A mudança resulta em maior precisão, menor emissão de ruídos, melhorias ergonômicas para os operadores, melhor desempenho no consumo de energia e emissão de CO2. As máquinas também atendem aos mais altos padrões internacionais de segurança, incluindo as normas da Comunidade Europeia e a NR12 brasileira.
Além da modernização física, os novos sistemas estarão integrados ao MES (Manufacturing Execution System), que permite o monitoramento em tempo real da eficiência produtiva, por meio do indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness – E-fact). Com isso, a Bibi projeta ganhos de 15% a 20% em eficiência e aumento da capacidade de produção no parque fabril baiano.
As linhas de compostos poliméricos, responsáveis pela produção materiais para injeção de solados termofixos em EVA, nos quais a Bibi é pioneira no desenvolvimento da Tecnologia B-Plus, também recebeu grandes investimentos ao longo do ano de 2024, permitindo a evolução da tecnologia e elevando características funcionais dos produtos da empresa, especialmente ligados ao conforto e segurança dos produtos.
“Também estamos estudando a implantação do uso cada vez maior de Inteligência Artificial na produção. Já estão em operação sistemas de aferição e programação baseados em IA, e a coleta de dados proporcionada pelo MES abrirá caminho para a ampliação dessa tecnologia no ambiente industrial”, revela Rosnaldo Inácio da Silva, diretor de operações e competitividade da Calçados Bibi.
Fundada em 1949, a Calçados Bibi é pioneira no desenvolvimento de produtos infantis atóxicos, fisiológicos e que estimulam o desenvolvimento natural das crianças. Atualmente, a empresa produz mais de 2,6 milhões de pares por ano e exporta para mais de 60 países. A marca também é a primeira calçadista brasileira a conquistar o Selo Diamante de Sustentabilidade, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis e responsabilidade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário