MURITIBA: Estudantes universitários da cidade de Muritiba denunciam péssimas condições do transporte escolar

Estudantes universitários da cidade de Muritiba, no recôncavo baiano, entraram em contato com a redação do Primogênio Notícias pelo WhatsApp Messenger e relataram problemas em relação as condições do transportem que levam os alunos para a cidade de Feira de Santana. O ônibus é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, que terceiriza o serviço com uma empresa local. Segundo relatos de estudantes, o ônibus estaria pegando os alunos no ponto, no centro da cidade, e os deixando no entroncamento com a BR 101.
Lá, um outro veiculo vindo de cidades como Gov. Mangabeira e Cruz das Almas, pegavam esses estudantes para fazer o trajeto até Feira. Eles dizem que muitas vezes esse ônibus ou sprinter já vem com todos os passageiros, de outras cidades, sentados, os obrigando a viajar em pé. Segundo o prefeito Roque Isquem, o mesmo inforormou para a imprensa local de que já estava sabendo da situação vivenciada pelos alunos e já havia determinado que iria providenciar um novo transporte para os estudantes universitários. “Não vamos tolerar esse tipo de coisa. Os estudantes podem ficar em paz que a partir da semana que vem, vamos estar disponibilizando um novo transporte para que eles possam viajar com tranquilidade.”, afirmou Roque.


ESTUDANTES: No dia 24/10/2014, tivemos mais uma reunião com o prefeito da cidade, para discutirmos sobre essa situação, dentre os discursos que ouvimos do Sr. Prefeito, podemos destacar a resposta que ele deu a mim quando em nome de todos os estudantes, falei que estamos viajando em condições perigosas, segundo o Sr. Prefeito: ''Nós temos o livre arbítrio pra escolher o que é melhor. E que ele está tomando todas as medidas possíveis para que no ano de 2015 não exista mais o transporte'' . A mensagem que essa reunião nos passou foi que não existe democracia, porque se reclamamos sobre algo, perdemos o que temos! Em nenhum momento tivemos alguma esperança, ''Porque não a lei que o obrigue a disponibilizar o transporte'', ele disse. ''Porque a Prefeitura não tem obrigação de oferecer esse serviço'' , ele disse. Esses são apenas alguns dos fatos tristes dessa reunião, fomo pegos desprevenidos, cercados, e até indefesos, não tivemos argumentos, porque pensávamos que o que obteríamos seriam soluções para as irregularidades que fomos apresentar, buscávamos melhorias e não descobrir que no ano de 2015 podemos não mais contar com esse serviço.

No dia 15/12/2014, começou a quarta semana sem transporte, ou seja um mês sem transporte. E isso só está ocorrendo conosco (pessoas que estudam em Fsa que reclamaram das irregularidades), porque a secretaria de educação do município também disponibiliza transporte para outras cidades [Santo Amaro, Cachoeira, Mangabeira, Cruz das Almas] e para essas localidades está havendo transporte normalmente.

Estamos tendo que pagar veículos particulares diariamente para ir para as instituições que estudamos em Feira de Santana [Eu estudo na UEFS, mas há estudantes do CETEB, SENAI, FAN, FAT, FTC, entre outros. Por favor, estamos desesperados porque necessitamos desse transporte, não temos como pagar diariamente. E ainda estamos com muito medo de que a partir do ano de 2015 não haja mais o transporte, fato que infelizmente já está ocorrendo.


Com informações enviadas via WhatsApp (75) 9100-1813

Nenhum comentário:

Postar um comentário