Polícia Militar apreende 57 aves silvestres mantidas em cativeiro

Policiais militares de São Gonçalo dos Campos, sob o comando do tenente Laerte, realizaram na manhã dessa sexta-feira (19), a apreensão de 57 pássaros silvestres da fauna brasileira, que eram mantidos ilegalmente em cativeiro, em uma residência da Rua Nascimento Ferreira (Lagartixa).

José Antonio da Paixão Correia, também conhecido como “Dito”, 43 anos, foi surpreendido em casa pelos policias, quando estes atendiam a outra ocorrência naquela localidade.

Segundo relatos dos policiais que registraram o flagrante, os pássaros viviam em velhas e sujas gaiolas, que eram amontoadas uma sobre as outras, em um local com péssimas condições de higiene. “Por causa da grande sujeira da residência, o mau cheiro no local era insuportável”. Declarou um dos PM.

No local foram encontrados canários, pássaros pretos, paca capins, curiós, coleiros, sabiás, azulões, rolinha fogo-pagô, bigodes e cardeais. O proprietário confessou que há cerca de trinta anos mantinha o hábito de capturar e manter pássaros em situação de cativeiro. Ele alegou para a polícia, que não comercializava os pássaros, apenas os criava por “distração”.

José Antonio foi detido em flagrante, conduzido e apresentado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os 57 pássaros em gaiolas individuais.

Após ser ouvido pela delegada Dra. Cristiane Oliveira, e assinar um Termo Circunstanciado, José Antonio foi liberado. Ele foi enquadrado pela prática de crime ambiental, constante no artigo 29, parágrafo 1º, inciso 3º, combinado com o artigo 32 da Lei Ambiental 9.605/98.

Em entrevista a imprensa, José Antonio chegou a mencionar que abriu mão um de relacionamento amoroso, por causa da sua criação dos pássaros. Por não permitir o convívio cercado por gaiolas, a namorada foi embora e não mais voltou.

Os pássaros não serão soltos e permanecerão sob a custódia da Polícia Civil até a amanhã desse sábado (20), quando serão entregues ao IBAMA.

F: São Gonçalo Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário