O Festival São João, aberto na última sexta-feira, com o seminário no Cine Theatro Cachoeirano, foi encerrado, ontem à noite, na Praça da Aclamação, com um grande show de Gilberto Gil e seus convidados Danton do Acordeon, Cicinho de Assis, Cordestinos e Lucy Alves.
O espetáculo que atraiu um público de dez mil pessoas, segundo os cálculos da Polícia Militar, deixou a cidade histórica no clima de São João. Com uma produção impecável, a Praça da Aclamação foi transformada num grande arraial, com direito a barraquinhas de iguarias típicas juninos: amendoim, licor, pamonha, mingau, bolo. Na barraquinhas também foram comercializadas peças artesanais produzidas entro artesãos cachoeiranos.
Apesar da multidão e da movimentação em todo circuito do Centro Histórico, o evento foi considerado tranquilo. Pessoas de todas as idades formaram o grande público que prestigiou o show que mostrou a riqueza da música nordestina que dominou o repertório de todos os artistas. Bares e restaurante ficaram lotados. Hotéis e pousadas, segundo pesquisa da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira, receberam muitos turistas.
O secretário de Cultura e Turismo, José Luiz Bernardo, fez uma avaliação bastante positiva do evento. "Esse é o caminho que vamos seguir: buscando parcerias como fizemos com a produção do Festival São João, para a realização de eventos com o perfil desse que acaba de acontecer. A prefeitura está caminhando para a qualificação e profissionalização de eventos culturais, que oferecem entretenimento e contribui para incrementar a economia do município", disse. "Está provado que a tradição, a identidade e a criatividade compõem o diferencial, para a economia criativa que Cachoeira precisa investir cada vez mais", acrescentou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário