Cruz das Almas sediou a 11ª reunião do Fórum da Rede Cegonha de 2015

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) promoveu, na manhã desta sexta-feira (06), no Centro de Apoio Pedagógico em Cruz das Almas, o penúltimo encontro do fórum da Rede Cegonha deste ano. O evento teve como tema “Um Ano de Fórum da Rede Cegonha na Região de Saúde de Cruz das Almas: Avanços e Perspectivas Municipais”. Essas reuniões têm como objetivo o fortalecimento da Rede Cegonha na região, visando discutir a melhoria da assistência pré-natal nos municípios e a assistência ao parto, promovendo melhoria da qualidade de atenção e a redução da mortalidade neonatal e materna.

A Rede Cegonha é um programa do Ministério da Saúde que tem o objetivo de atender todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida da criança, a fim de assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada na gravidez, parto e puerpério, bem como às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável. As reuniões do Fórum acontecem mensalmente e de forma itinerante entre os municípios, às quais incluem discussões técnicas, processos de gestão, monitoramento de ações e cuidado da rede de atenção.

De acordo com Doraci de Jesus Melo, coordenadora do IPER - hospital que dá atendimento à obstetrícia em Cruz das Almas - as reuniões do Fórum promoverem nas ações nos municípios um saldo positivo: “É salutar o Fórum da Rede, pois é daqui que se concretizam ações, não apenas que tratam das patologias específicas da gestação como forma de manejo pra ajudar a diminuir o risco de óbito fetal, como também intensificam o cuidado humanizado e holístico, essencial para o bem-estar da mulher, da criança e da família”, ressaltou Doraci.

O Fórum envolve nove municípios integrantes da Rede Cegonha na região: Cachoeira, São Felix, Muritiba, Maragojipe, Governador Mangabeira, Conceição da Feira, Sapeaçu, Cabaceiras do Paraguaçu e o município de Cruz das Almas, este sob a coordenação de Manuela Silveira e Camila carvalho.

O evento contou com a participação do promotor de justiça, Dr. Adriano marques; dos representantes da SESAB, Manuel Henrique e Cândida Pereira; representante do Núcleo da região Leste, Maria Aparecida Rodrigues; representante do Executivo Municipal, Marcos Santos; secretária de Saúde do Município de Cruz das Almas, Drª. Soze Bispo; secretário de Saúde de Governador mangabeira, Dr. Odilon Rocha; representante dos profissionais de Saúde do município, Drª. Adriana Vidal; gestores, trabalhadores das maternidades e hospitais municipais e atenção básica do Recôncavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário