Câmara Municipal de São Felipe presta homenagem a Aristides Maltez Filho

A Câmara Municipal de São Felipe prestou uma homenagem ao médico Aristides Pereira Maltez Filho, presidente da Liga Baiana contra o Câncer (LBCC). Trata-se de uma moção de agradecimento pelo trabalho desenvolvido por ele à frente da LBCC, instituição mantenedora do Hospital Aristides Maltez, que leva o nome de seu pai e atende gratuitamente cerca de 3.500 pessoas por dia.

A honraria foi proposta pelo vereador João Vitor e foi realizada nesta terça-feira (29), na sessão especial de aniversário dos 138 anos de emancipação política de São Felipe. Para o vereador, Aristides Maltez desenvolve um trabalho filantrópico fundamental para a Bahia e para o Brasil.

"Esta é uma homenagem mais do que justa a uma figura lidera um trabalho muito importante para a Bahia desenvolvido no Hospital Aristides Maltez, uma instituição referência no tratamento de câncer no país. São milhares de baianos atendidos diariamente, de forma gratuita e com qualidade extraordinária", enfatizou João Vitor.

Formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Aristides Maltez Filho assumiu a presidência da LBCC em 1992 e, desde então, tem conduzido um trabalho de atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de câncer.

História
O médico tocou o projeto iniciado, ainda em 1936 pelo pai, que se sensibilizou com mulheres com câncer de colo de útero que não tinham recursos para serem assistidas. Após fundar a LBCC, Aristides Maltez comprou um terreno para construir o hospital, com a ajuda do governo estadual da época.

Contudo, o pai morreu antes de ver o hospital construído e pronto para o atendimento às pessoas carentes. Seu trabalho, contudo, foi tocado de forma brilhante pelo filho. "O dia em que meu pai criou a Liga, ele disse: 'Esta é a lâmpada da caridade que jamais se apagará no coração dos meus seguidores'. Nossa dedicação é para que a lâmpada não se apague", afirmou Aristides Filho, ao lembrar do trabalho iniciado pelo pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário