CRUZ DAS ALMAS: Comunidade rural da Tiririca é beneficiada com um trator

O governo baiano concretizou mais uma ação voltada para reforçar a produção de agricultores e agricultoras familiares de todo o estado com a utilização de tecnologia. O governador Rui Costa realizou a entrega 110 tratores agrícolas com implementos agrícolas para 105 cooperativas e associações dos 91 municípios baianos contemplados​. Mais de R$ 12 milhões foram investidos na aquisição desses tratores. Cada trator tem custo médio de R$ 106 mil.  

Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, foi um dos municípios contemplados com dois tratores. Tal ação é fruto de emenda parlamentar do deputado e atual secretário de desenvolvimento urbano da Bahia, Nelson Pelegrino (PT), que a pedido do prefeito Orlandinho (PT) se sensibilizou e destinou os equipamentos com insumos agrícolas para o fortalecimento da agricultura familiar.
A comunidade beneficiada foi a Tiririca, que por meio do seu Sindicato, os agricultores desta localidade poderão usufruir destes modernos equipamentos implantados com tecnologia de última geração. A entrega oficial aconteceu na última sexta-feira (31), em frente ao Paço Municipal, com a presença de representantes do Sindicato Rural da Tiririca, do secretário de políticas especiais, Pablo Rezende e do prefeito, Orlandinho, que fez questão de entregar pessoalmente as chaves do veículo.

Além dos tratores, o município ainda foi contemplado com uma ambulância 0 km para reforçar a frota de ambulâncias. O novo veículo que auxiliará no enfrentamento ao covid-19 é fruto de uma emenda do deputado estadual Robinson Almeida.

Segundo o governador Rui Costa, “A Bahia é o estado do Brasil com maior número de agricultores, e com este investimento queremos dar um salto na produção, melhorar a renda dos nossos agricultores. No próximo sábado temos mais um passo nesta direção, que é a transmissão do programa Rural Produtivo na TVE, que vai divulgar casos de sucesso da agricultura familiar na Bahia”, afirmou. 

Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural, pasta responsável pelas entregas dos tratores, afirma que os equipamentos auxiliam no aumento da capacidade de produção: “Os equipamentos permitem que a agricultura baiana seja mais tecnificada, o que dá condições para que aumente a produção agrícola. Isso se deve às ações de assistência técnica e de distribuição de equipamentos e implementos agrícolas. Estamos atendendo a diversas associações e municípios e com isso estreitando ainda mais a nossa relação com os agricultores e prefeituras, que contribuem muito conosco no sentido de uma prestação de serviço para uma agricultura familiar de excelência”, afirmou o secretário. 

“O que nós estamos aportando são tecnologias de aperfeiçoamento da produção, tirando uma quantidade considerável de agricultores e agricultoras familiares do jeito tradicional de preparar a terra, para a forma mecanizada. Isto significa um aumento de produtividade de mais de 300%, ou seja, maior quantidade de áreas preparadas e solos melhor preparados, que irão contribuir para que as plantas tenham uma produtividade mais alta. Tudo isso se transforma em renda para os agricultores que estão sendo beneficiados”, destacou Wilson Dias, diretor-presidente da Companhi Estado a de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário