CRUZ DAS ALMAS: Falece aos 103 anos o Monsenhor José de Souza Neiva

Morreu por volta das 22h desta terça-feira, dia 13, o Pároco Emérito de Cruz das Almas, Monsenhor José de Souza Neiva. Neiva parte para o plano espiritual aos 103 anos de vida, sendo que 78 foi de dedicação à vida sacerdotal. O corpo está sendo velado na Casa Paroquial.

Seu sepultamento será no Cemitério Central, ás 15h, mas antes haverá uma missa de corpo presente reservado aos familiares que será presidido pelo padre Josevaldo Carvalho.


O prefeito Orlandinho decreta luto oficial de três dias no município. Segundo o procurador do município, Dr. Vagner Reis, o fechamento do comércio será facultativo.

Natural de Dom Macedo Costa, o Monsenhor Neiva, como é carinhosamente chamado, nasceu no dia 9 de abril de 1917, ano da revelação de Nossa Senhora em Fátima como a Senhora do Rosário. Foi batizado no dia 25 de abril do mesmo ano na cidade de Santo Antônio de Jesus.

Ainda na infância descobriu a vocação para o sacerdócio, quando aos sete anos de idade, seu pai o enviou para estudar na cidade vizinha de Conceição do Almeida, onde teve a oportunidade de se tornar coroinha e ter os primeiros contatos com a vida sacerdotal. Aos 12 anos, ingressou no Seminário Arquidiocesano de São Salvador da Bahia, onde viveu por 14 anos preparando-se para o ministério sacerdotal. Sua consagração presbiteral foi realizada em 21 de março de 1942.

Após ser ordenado, o neo-sacerdote foi designado para ser professor no Seminário Menor, em Itaparica, onde também cuidava das finanças. Em 1944 foi transferido para Baixa Grande e Macajuba, onde passou a dedicar-se às comunidades eclesiais. Foi pároco das cidades de Itaberaba, Rui Barbosa, Baixa Grande, Macajuba, Mairi, Ipirá, Lençóis, Andaraí, Sapeaçu e outras. Em 2 de fevereiro de 1964 foi nomeado Cônego Honorário da Catedral de Ruy Barbosa e em 6 de março de 1966 passou a ser o pároco de Cruz das Almas, onde reside há 53 anos.

No ano de 1971 foi nomeado Cônego da Catedral Metropolitana e Primacial de Salvador e, em 1973, passou a ser Monsenhor. Tornou-se, ainda, Membro do Conselho Presbiteral de Salvador e Vigário Episcopal da 4ª Região Pastoral, nomeado pelo então Arcebispo de Salvador, Cardeal Dom Lucas Moreira Neves.

Notável orador sacro, Monsenhor Neiva, sempre prendeu atenção da assembleia com seus substanciais sermões. Ficou conhecido como “Jequitibá do Recôncavo”, tornando-se uma forte referência da Igreja na região do Paraguaçu.

Com o advento do Concílio Vaticano II, soube exercitar com competência as novas diretrizes, tornando efetiva a participação dos leigos nas atividades da Igreja, ajudando a gerar diversos movimentos em Cruz das Almas, como Cursilho da Cristandade, Encontro de Casais com Cristo, Escalada, Grupos de Jovens e diversas pastorais. Sempre foi um pastor presente e dinâmico na vida da comunidade. Com grande capacidade de aglutinar pessoas e erigir lugares, construiu dezenas de igrejas e comunidades eclesiais ao longo dos anos.

Aos 101 anos de vida, o Monsenhor teve a alegria de celebrar seu centenário no mesmo ano de criação da Diocese de Cruz das Almas. Antigo sonho do sacerdote e um reconhecimento pelo seu pastoreio nesta Igreja do Recôncavo da baiano.

F: #ForteNoReconcavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário