CRUZ DAS ALMAS: Sindicato dos jornalistas exige providências a respeito do jornalista de 60 anos agredido no município

Um jornalista de 60 anos foi agredido por cerca de 10 pessoas enquanto filmava uma "guerra de espadas", em Cruz das Almas, cidade que fica no recôncavo baiano. A vítima, identificada como Orlando Oliveira Silva, fez a denúncia através das redes sociais.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), o caso aconteceu na quinta-feira (24), no bairro Ana Lúcia. O material que era feito por Orlando Oliveira Silva na ocasião seria usado em uma matéria jornalística sobre as espadas e suas contradições, com as diversas opiniões favoráveis e contrárias.

De acordo com o Sinjorba, o profissional foi perseguido e derrubado, sendo atingido por diversos socos e pontapés, que causaram escoriações nos braços, costas e rosto. O celular que ele tentou fazer as filmagens foi destruído.

"O que motivou estas pessoas a cometerem este ato covarde e desproporcional foi o registro fotográfico e de vídeo que eu queria fazer sobre a queima de espadas que estava ocorrendo na porta da residência de um empresário", disse o jornalista nas redes sociais.

Orlando conta que a agressão partiu de um empresário e de parentes dele, que estavam em casa. Segundo o jornalista, a queima de espadas ocorria na rua em frente à casa do suspeito e, quando ele percebeu o registro da atividade, iniciou os xingamentos e a agressão.

A vítima, que também mora no bairro, chegou a correr para fugir, mas foi alcançado antes de chegar em casa. O jornalista contou que uma vizinha, ao ver as agressões, usou uma moto para apartar a situação, permitindo que ele pudesse se levantar e pedir socorro aos parentes, que na confusão também teriam sido agredidos.

"Agradeço a uma moradora do bairro, que viu o ocorrido e com sua moto conseguiu apartar por um momento, o que deu tempo para me desvencilhar deles, chegar em casa e pedir socorro aos meus familiares, os quais, tentando me proteger, também foram agredidos, inclusive um menor de idade", disse Orlando Oliveira nas redes sociais.

A Polícia Civil afirmou que foi registrada uma ocorrência na Delegacia Territorial de Cruz das Almas, no último dia 24, a respeito de agressões sofridas por um homem que tentava filmar pessoas soltando espadas em uma rua daquele município.

A polícia informou que três pessoas envolvidas nas agressões foram identificadas e a vítima ainda não fez exame de corpo de delito, pois precisava de um exame ortopédico prévio.

Após a realização do exame, os envolvidos serão ouvidos na delegacia. Foi expedida guia pericial também para o celular quebrado.

Em nota, o Sinjorba afirmou que entrou em contato com Orlando no domingo (27) e ouviu o relato dos fatos. A entidade se solidarizou com a vítima e seus familiares agredidos, oferecendo apoio ao profissional.

O sindicato também garantiu que vai acompanhar de perto o caso e exigirá das autoridades uma investigação séria e da Justiça, uma punição exemplar aos agressores.

F: G1/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário