CRUZ DAS ALMAS: Prefeitura entrega nova Base Descentralizada do SAMU

Depois de reinaugurar o Posto de Saúde da comunidade da Gurunga, a Prefeitura entregou a Base Descentralizada do SAMU na tarde desta segunda-feira (26). A sede, que antes era na Santa Casa de Misericórdia, agora se instala oficialmente na nova unidade, localizada no bairro da Coplan.

O prefeito Ednaldo Ribeiro destacou a importância da categoria no dia a dia população. "São eles que levam os primeiros socorros para nossa gente. São eles que salvam muitas vidas em nossa cidade e no recôncavo baiano. Vocês merecem respeito e esse governo vai continuar valorizando todos os colaboradores do município de Cruz das Almas", afirmou.

O secretário de Saúde Sandro Borges comentou as dificuldades que haviam no local. "Nós encontramos diversos problemas, desde infiltração até irregularidades na parte elétrica. Hoje estamos entregando uma sede requalificada desde os mínimos detalhes. É um orgulho entregar uma unidade como essa na mão desses guerreiros que estão nas ruas salvando vidas", reforçou.

Apesar de ter sido inaugurada no último dia de exercício da gestão anterior, a sede da Base Descentralizada SAMU de Cruz das Almas foi entregue com serviços incompletos, além de imperfeições na estrutura, baixa qualidade da execução do serviço, instalações elétricas inacabadas, presença de umidade e outros problemas. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público. Por isso, para reinaugurar a unidade, a Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, precisou recuperar todo o local, deixando em condições adequadas de uso dos socorristas.

"A obra foi dada como entregue, mas não tinha condições dignas de trabalho. Era uma base dita como nova, mas com as mesmas reclamações velhas. Tenho certeza que uma equipe melhor acomodada impacta positivamente no serviço. Com essa nova base não é só o SAMU que ganha, mas toda a população", assegurou a coordenadora do SAMU Driele dos Anjos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência existe em Cruz das Almas há dez anos e atende cerca de 15 cidades circunvizinhas na região. Na oportunidade, Driele anunciou que a equipe conseguiu o reconhecimento da qualificação do serviço junto ao Ministério da Saúde, após anos sem conseguir a certificação. A conquista vai possibilitar mais recursos para a categoria e melhor atendimento para a população.

Durante o ato de entrega da Nova base do SAMU, também estiveram presentes o vice-prefeito André Eloy, os demais secretários de governo, as vereadoras Camila Moura e Maria Cedraz, o presidente da CDL Martinho Vitório, a equipe de socorristas do Município e representantes da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário