terça-feira, 14 de setembro de 2021

FBF celebra 108 anos de fundação

A Federação Bahiana de Futebol celebra, nesta terça-feira (14), 108 anos de fundação. A entidade centenária, uma das mais antigas do Brasil, foi fundada em 14 de setembro de 1913.

A FBF é presidida, desde janeiro de 2019, pelo analista de sistemas Ricardo Lima, que tem como seu vice-presidente o advogado Manfredo Lessa. Durante uma temporada, a entidade realiza diversas competições.

Fazem parte do calendário do futebol baiano o Baianão Profissional Série A, Baianão Profissional Série B, Baianão Sub-20, Baianão Sub-15 e Sub-17, Campeonato Intermunicipal, Baianão Feminino e Copa Governador do Estado.

Além de organizar estes campeonatos, a FBF apoia outras diversas competições, amadoras e de base, por todo o estado. O objetivo é fomentar o futebol e contribuir na formação de jovens baianos que buscam no esporte um caminho para mudar de vida.

"A cada aniversário da entidade, não podemos deixar de agradecer aos importantes parceiros, que nos ajudaram a chegar até aqui. Nossos sinceros agradecimentos aos clubes e Ligas filiadas, aos nossos árbitros, imprensa, torcedores e órgãos como nosso Conselho Fiscal, Governo do Estado, Prefeituras, Tribunal de Justiça do Futebol da Bahia, Polícia Militar, Ministério Público e à CBF. Agradecemos, também, aos nossos patrocinadores e parceiros, que continuam acreditando no sucesso do futebol baiano, e a todos os presidentes que por aqui passaram e contribuíram para essa bonita história de 108 anos. Mais aniversários virão e mais novidades serão apresentadas para abrilhantar ainda mais o nosso futebol", disse o presidente Ricardo Lima.

História - A história da FBF começou a ser escrita antes mesmo da sua fundação. O pontapé foi dado em 1901, quando o futebol chegou à Bahia por meio do jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira.

Após uma viagem à Inglaterra, ele trouxe para Salvador uma bola. E foi no Campo da Pólvora que Zuza reuniu amigos e realizou o primeiro jogo de futebol no estado.

Anos depois, o futebol ganhou regras e seus primeiros clubes na Bahia. O primeiro deles foi o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. Já a primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe.

Foi o ponto de partida para o desenvolvimento do esporte e a necessidade de organização, o que fez surgir, em 1904, a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST). A LBST foi responsável pela realização do primeiro Campeonato Baiano, em 1905, antes de encerras paralisar suas atividades. O retorno se deu em 14 de setembro de 1913, com a fundação da Federação Bahiana de Futebol.

A FBF fica situada na Praça Castro Alves, no Centro da Capital Baiana, no Palácio dos Esportes, que também abriga federações de outras modalidades esportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário