sábado, 18 de setembro de 2021

VITÓRIA DA CONQUISTA: Mulher contrai a variante Delta mesmo estando vacinada

Uma mulher moradora de Vitória da Conquista, 39 anos, é o primeiro caso confirmado de contaminação por variante delta do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seis meses antes ela já havia tomado duas doses de Coronovac e , posteriormente, viajou ao estado do Espírito Santo, tendo retornado no dia 14 de agosto de 2021, assintomática, e fazendo uso de máscara corretamente, conforme suas declarações.

Ainda de acordo com a SMS, nas primeiras 48 horas após o retorno da viagem, a mulher teve obstrução nasal, febre, tosse e calafrios, mas permaneceu em isolamento domiciliar. No dia 19 de agosto, cinco dias após chegar de viagem, realizou exame laboratorial.

Como a paciente já tinha sido diagnosticada com Covid-19 em 2020, o novo resultado do exame, que deu positivo, foi submetido ao sequenciamento genético da amostra e identificada a variante Delta, conforme resultado enviado à Coordenação da Vigilância Epidemiológica da SMS ontem (17), às 11h49.

Em investigação clínica e epidemiológica, realizada pela SMS, a paciente foi monitorada desde o início dos sintomas, sendo observada a evolução benigna da doença e hoje ela se encontra recuperada.

Um familiar com quem a paciente teve contato também apresentou resultado positivo para Covid-19 e se manteve em isolamento domiciliar por 10-14 dias do início dos sintomas.

A variante Delta – A variante Delta tem um histórico de transmissibilidade maior do que as demais variantes, mas a vacinação tem se mostrado eficaz para conter os quadros graves que necessitam de hospitalização.

A SMS reforça à população sobre a importância de garantir a vacinação contra a Covid-19 para ampliar a cobertura vacinal e intensificar todos os cuidados de prevenção e controle da doença, com a utilização de máscaras, uso do álcool em gel e etiqueta respiratória. Em caso de sintomas, o contato com a unidade de saúde ou call center deve ser imediato para realizar o atendimento, testagem e isolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário