CRUZ DAS ALMAS: Operação Limpa Tudo já recolheu mais de 10 toneladas de entulho e resíduos da cidade

Desde o início da Operação Limpa Tudo em fevereiro deste ano, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) recolheram mais de 10,5 mil toneladas de lixo, sendo 5,5 mil de entulho e 5,05 mil de resíduos de capinas, podas e varrição. O programa surgiu com o objetivo de melhorar a limpeza nos bairros da cidade e recolher objetos sem serventia.

A Operação já beneficiou moradores de todas as localidades de Cruz das Almas durante os oito meses de trabalho. “O Limpa Tudo é um sucesso que vem desde a nossa gestão anterior. Essa ação de retirar o lixo acumulado nas casas e ruas dos bairros também melhora a saúde da população e previne o aparecimento de roedores e escorpiões”, explica o secretário titular da pasta, Ronivon Lemos.

A quantidade de entulho retirada no período equivale a 735 mil quilos por mês. Para manter os bairros limpos e incentivar a responsabilidade com o descarte correto pela população, a SESP identificou pontos irregulares de acúmulo de lixo e instalou mais de 30 placas educativas de Proibido Jogar Lixo. As equipes também fiscalizam e notificam os responsáveis pelo descarte irregular ou por terrenos baldios.

Além disso, mais de 450 pontos foram capinados, incluindo ruas, praças, jardins, prédios públicos e terrenos. Mensalmente, os resíduos somam cerca de 640 mil quilos de podas, varrição e capina. Esses serviços contribuem ainda na melhoria estética de muitas vias e na mobilidade, liberando calçadas e ruas antes ocupadas por entulho e pelo mato.

Para o prefeito Ednaldo Ribeiro, o trabalho realizado em parceria com a comunidade melhora a limpeza dos bairros. “Havia muito lixo acumulado, principalmente em locais mais distantes do centro. Foi um mutirão que mudou a cara da cidade. Agora, contamos com a colaboração dos moradores para que conservem as áreas limpas e não descartem lixo de forma irregular”, pediu o gestor.

Além da Operação Limpa Tudo, a Secretaria de Serviços Públicos realiza outros trabalhos fundamentais para o ordenamento da cidade, como a iluminação pública e a coleta de lixo residencial. Neste ano, o serviço de coleta foi ampliado para mais seis comunidades: Araçá, Gurunga, Vila Guaxinim, Tiririca, Linha e UFRB.
Entre janeiro e agosto de 2021, foram recolhidos 10 mil toneladas de lixo residencial de 69 áreas do Município, que corresponde a 1,3 mil toneladas por mês. Com isso, através da Operação Limpa Tudo e da coleta residencial, Cruz das Almas passa por um faxinaço que já retirou mais de 20 mil toneladas de resíduos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário