CRUZ DAS ALMAS: Prefeitura inaugura Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal

O domingo (10) foi cheio de boas novidades para toda a população de Cruz das Almas. Após o lançamento da pedra fundamental do DICA 2, a Prefeitura inaugurou o Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal Adson Pereira de Almeida. Localizado ao lado da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), o local é uma conquista importante para a causa animal na cidade.

Ao todo, o espaço tem capacidade de acolher 80 cães. Com o novo serviço para cuidar dos animais de rua, Cruz das Almas passa a ser reconhecida como um município referência na proteção aos animais. A Prefeitura desativou o antigo Canil Municipal, que não tinha condições adequadas de funcionamento, e a área será destinada à implantação de uma nova fábrica.

A inauguração acontece no Abril Laranja, mês dedicado à prevenção contra a crueldade animal. “Quem cuida de gente como nós cuidamos, também tem que cuidar dos animais de rua como nós estamos fazendo e vamos continuar a fazer. Vamos substituir o canil por um espaço adequado e que realmente vai cuidar do bem-estar dos cães”, afirmou o prefeito Ednaldo Ribeiro.

O ex-Ministro da Cidadania, João Roma, participou da cerimônia e destacou que a iniciativa é pioneira na região. “Eu fico muito feliz de fazer parte desse time, de me sentir cruzalmense e ser acolhido com tanto carinho nessa cidade. Nós temos um prefeito que não para minuto nenhum para que Cruz das Almas seja cada vez mais destacada em sua região”, comentou.

Estrutura de qualidade
O Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal vai revolucionar o cuidado com cães em situação de vulnerabilidade e abandonados nas ruas. No local, os animais resgatados receberão atendimento veterinário da equipe da SEAMA. Os cães serão identificados e tratados, evitando a proliferação de doenças, além de passar por procedimentos, como cirurgias de castração.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Rebouças, o local está preparado para receber e recuperar os pequenos pacientes de quatro patas. “Temos um centro cirúrgico com ar-condicionado, um ambulatório, médica veterinária, coordenadora, estagiários, técnicos veterinários, colaboradores da limpeza, ração de qualidade e quantidade”, explicou.

Com ambientes distintos para as condições de saúde de cada cachorro, o espaço conta com maternidade, área para filhotes, área para quarentena, baias de recuperação, internamento, sala de procedimentos, área de banho e área de recreação. Executada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEINFRA), a obra atende uma reivindicação antiga dos protetores de animais que atuam na cidade.

O Centro leva o nome do professor Adson Pereira de Almeida, médico veterinário que atuou na antiga Escola de Agronomia e no Centro de Ciências, Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas. Com a homenagem, a Prefeitura reconhece a contribuição do docente, que faleceu em 2020.

Ações de proteção aos animais de rua
A SEAMA conta com outras ações que, a partir de agora, serão realizadas em conjunto com o Centro de Acolhimento, como o SAMU PET. O serviço, que atende pelo número 3621-1096, é uma ambulância adaptada para o resgate de animais machucados, atropelados, em situação de perigo, soltos nas ruas e que estejam colocando o trânsito de veículos ou pessoas em risco ou que sofreram maus-tratos.

Os animais resgatados serão cuidados no Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal e, após recuperação, passarão por castração e serão colocados para adoção por meio do projeto Adota Pet. Com essas ações, a Prefeitura espera a diminuição da população de animais abandonados e maltratados nas ruas de Cruz das Almas.

Para oferecer ainda mais serviços no local, a gestão municipal também busca firmar uma parceria com o Hospital Veterinário da UFRB. A ideia é que sejam disponibilizados exames, como raio-x e ultrassom, entre outros procedimentos, para contribuir com o funcionamento do Centro e garantir mais apoio para a causa animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário