CRUZ DAS ALMAS: Associação de Capoeira Berimbau de Ouro realiza evento com temática voltada para o público feminino

Foi realizado neste último domingo, 1° de maio, o evento "A FORÇA DA MULHER NA CAPOEIRA: MULHER NA CAPOEIRA TEM DENDÊ NA RODA", realizado pela Associação de Capoeira Berimbau de Ouro, em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano.
Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretária de Esporte, Cultura e Lazer, o evento reuniu na Praça da Juventude; alunos, mestres e professores da capoeira.
Associações de capoeira de Cruz das Almas e demais cidades do Recôncavo estiveram presentes. Uma dessas associações foi a Associação Dendê Bahiano, sob o comando da mestranda Bahiana que em discurso destacou o preconceito de seus pais durante sua adolescência por ir a aulas de capoeira. Bahiana ressaltou que o público feminino na capoeira ainda é pouco e que preciso haver mais representatividade do público feminino dentro desta expressão cultural centenária.

O secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Valdo Caldas, se fez presente no evento e em um breve discurso, incentivou os jovens à prática da capoeira e ressaltou a importância das associações de capoeira como meio de arte, inclusão social e cultural. Ainda durante discurso, Caldas se comprometeu a sempre apoiar as associações culturais e esportivas da cidade enquanto estiver à frente da pasta.

Origem da capoeira no Brasil

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.

A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário