CRUZ DAS ALMAS: APLB promove roda de conversa com o tema "Violência nas Escolas e Educação Inclusiva"

Profissionais da Educação das redes públicas estadual e municipal de ensino participaram de uma roda de conversa nesta quarta-feira, dia 26/04, na Câmara de Vereadores. Com a temática "Violência nas Escolas e Educação Inclusiva", desenvolvida pela APLB de Cruz das Almas e SINDSEMC - Sindicato dos Servidores Municipais Cruzalmenses, e contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, Ministério Público, UFRB, Conselho Tutelar e Secretaria de Educação. No encontro foram abordadas situações de violência nas escolas e medidas para coibir ataques. De acordo com o professor Carlos Augusto, representante dos sindicatos, o objetivo foi levar a discussão para os educadores, visando a troca de experiências sobre iniciativas que promovem mais acolhimento e inclusão nas unidades escolares.

"Precisamos criar uma rede de apoio entre as instituições, alunos, pais e responsáveis para articular ações estratégicas de enfrentamento dos comportamentos agressivos que impulsionam a prática da violência na escola eo clima de medo, diante dos discursos de ódio e boatos", pontuou.
Também foi debatido o processo de educação inclusiva nas escolas pela garantia dos direitos de alunos especiais e crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os convidados destacaram que as escolas da rede municipal precisam atender a esse público especifico promovendo programas de qualificação e gratificação a cuidadores e professores como incentivo para atuarem nessa modalidade, diante da carência de profissionais especializados.

A roda de conversa foi em alusão à Greve Nacional da Educação, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. A greve de 24 horas foi em prol de novas políticas de valorização da educação, em defesa do piso salarial e da carreira de todos os profissionais das escolas, além de discutir a revogação do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) e a revogação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Decreto n 10.004/2019), iniciativas federais repletas de gargalos e contradições.


F: APLB

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