A Agência Federal de Empregos da Alemanha anunciou nova seleção de enfermeiros brasileiros, por meio do acordo de cooperação com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). São 120 vagas para o hospital universitário de Bonn e 50 vagas para o de Frankfurt. As instruções de candidatura para a instituição desejada e o modelo de currículo estão disponíveis no site do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (www.coren-ba.gov.br). As inscrições vão até o dia 8 de setembro.
O recrutamento presencial será realizado em Salvador e São Paulo. Não é necessário domínio do idioma, mas os candidatos selecionados deverão participar de curso gratuito de alemão, oferecido nas modalidades presencial e online. Durante este treinamento no Brasil, que exige dedicação exclusiva, os candidatos receberão bolsa de estudos de 500€, até atingirem o nível intermediário.
“A oportunidade de emprego na Alemanha para enfermeiros brasileiros através do acordo com o Cofen é uma chance empolgante. Com vagas em hospitais renomados e suporte no aprendizado do idioma, essa iniciativa promove uma cooperação valiosa entre os países e oferece benefícios interessantes para os candidatos”, disse a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.
As passagens aéreas serão custeadas pelo empregador, que também oferece assistência no processo de imigração e busca por moradia. Na Alemanha, os profissionais iniciarão os trabalhos como assistentes de enfermagem, até que obtenham aprovação no exame de reconhecimento do diploma.
Cooperação técnica – O acordo de cooperação técnica entre o Cofen, o governo da Alemanha e a Agência Federal de Emprego Alemã (Bundesagentur für Arbeit) foi assinado em junho de 2022 e iniciou contratações em agosto daquele ano. Este é o quinto processo seletivo realizado dentro das regras previstas no convênio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário