Em 2024, a programação do São João de Cruz incluiu grandes nomes como Wesley Safadão, Mari Fernandez, Solange Almeida, João Gomes, Flávio José, Santanna, O Cantador, Zé Neto e Cristiano, Calcinha Preta, Dorgival Dantas e Matheus e Kauan, que se apresentaram nos cinco dias do evento. Foram mais de 80 atrações durante os festejos juninos nos três circuitos do São João de Cruz das Almas.
O prefeito Ednaldo Ribeiro fez um balanço positivo da festa, destacando o sucesso de mais um ano. “O São João é uma celebração grandiosa para a cidade em todos os aspectos. O investimento feito no São João proporcionou um retorno incrível, sentido em cada canto da cidade. Houve um grande movimento durante todo o mês de junho, intensificado nos dias de festa, beneficiando o comércio e impulsionando a geração de empregos e renda”, analisou.
Recorde de público
Turista da capital baiana, Gabriela Patrício, 26 anos, já sabia da boa fama do São João de Cruz, mas mesmo assim se surpreendeu com o nível da festa. “Achei muito bem organizada, muito tranquila. Não vi nenhum tipo de briga e me senti segura. É uma festa para todos os públicos, tanto que eu consegui perceber que havia crianças. A cidade estava lotada. Não tem o que falar de negativo. Me diverti muito”, afirmou a estudante de direito.
Com um público histórico por mais um ano e uma crescente popularidade, o São João de Cruz das Almas se coloca lado a lado aos festejos de cidades como Caruaru, em Pernambuco, Campina Grande, na Paraíba, e Mossoró, no Rio Grande do Norte. "A festa de São João em Cruz das Almas não apenas celebra nossa tradição cultural, mas também coloca nossa cidade no mapa como um destino seguro para visitantes de todo o país", lembrou o prefeito Ednaldo.
Grandes parcerias
Quem passou pelo Circuito Luiz Gonzaga pôde conferir um grande número de marcas presentes no evento, oferecendo desde ativações interativas a espaços instagramáveis. "Explorei praticamente todos os espaços e achei tudo muito interessante e bem organizado. Tirei várias fotos no estande da Amstel e agora estou me divertindo com os jogos do Esportes da Sorte. Está excelente", comentou o turista Daniel Aurélio, de Salvador. O São João de Cruz teve o patrocínio das marcas Amstel, Coca-Cola, O Boticário, Esportes da Sorte, Real Calçados e Moleca. Já as parcerias institucionais incluíram o Ministério da Cultura e o Ministério do Turismo, do Governo Federal, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR), a Embasa e o Governo do Estado, além de patrocínio da Petrobras por meio do projeto São João do Reencontro.
Representante da Solar Coca-Cola, Neto Andrade avaliou positivamente o resultado da parceria. “A organização do evento é excelente. A Solar Coca-Cola está muito satisfeita em proporcionar essa experiência aos consumidores, com uma praça de alimentação ativada com nossa marca, onde acontece nossa principal ocasião de consumo”, disse.
Gerente de Trade Marketing da Amstel, Monah Feio agradeceu o apoio da gestão municipal e dos trabalhadores da festa. “O que levou a Amstel a patrocinar a festa foi principalmente a importância do São João para a região da Bahia e o tamanho do São João de Cruz das Almas para quem é daqui e do estado inteiro. A Amstel, quando decide patrocinar, primeiro é para valorizar a cultura, segundo é para nos aproximar do público e trazer algumas novidades para o mercado”, explicou. A marca, que faz parte do Grupo Heineken, escolheu Cruz das Almas para o lançamento em primeira mão da Amstel Litrinho, de 300ml, na Bahia. “A gente está muito surpreso e feliz com a parceria com a Prefeitura. Desde o primeiro momento, falamos que a gente não chegava só para patrocinar, a gente chegava para entregar uma experiência diferente para todo mundo”, ressaltou Monah.
Outro parceiro de destaque, a Petrobras, investiu nos festejos juninos de Cruz das Almas por meio do São João do Reencontro, viabilizado por meio de recursos do programa Petrobras Cultural.
Organização
Desde 2022, o São João de Cruz das Almas passou por uma reformulação completa, incluindo a criação de um novo espaço fechado com uma megaestrutura. Este ano, a Prefeitura investiu ainda mais em melhorias no espaço. A programação noturna do São João de Cruz das Almas acontece no Circuito Luiz Gonzaga, uma arena com mais de 20 mil metros quadrados, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Coplan.
Foram instalados piso intertravado em boa parte da arena, dois palcos para apresentações intercaladas, duas praças de alimentação, food trucks, camarote privado, posto de saúde e vários estandes interativos das marcas parceiras do São João de Cruz.
Equiparável ao local de realização de grandes festivais musicais do Brasil, o espaço tem fácil acesso e boas áreas para estacionamento. Além disso, o circuito é fechado pela organização da festa para permitir o controle nas entradas, que contam com videomonitoramento, segurança reforçada e detectores de metais.
Durante o evento, centenas de profissionais trabalham incansavelmente para assegurar que tudo ocorra conforme o planejado. São equipes dedicadas à segurança, iluminação, estrutura, limpeza, trânsito, saúde, produção de palco, camarins, comunicação, entre outras áreas, que colaboram para o sucesso da festa.
A decoração da cidade foi outra atração em 2024, encantando turistas e moradores locais. Seja no Centro ou no portal temático em forma de fole da sanfona na entrada da cidade, as pessoas buscavam os melhores ângulos para registrar fotos da celebração junina cruzalmense.
Economia
O São João de Cruz das Almas se destaca como o principal impulsionador econômico da cidade. Antes mesmo do início da festa, o comércio local registra um grande aumento no faturamento, pela intensa movimentação. A rede hoteleira opera com ocupação total, incluindo centenas de casas alugadas, enquanto a agricultura familiar vê as vendas de produtos rurais aumentarem significativamente.
O evento não proporciona apenas ganhos econômicos, mas também gera empregos temporários. Além disso, os empregos formais aumentam consideravelmente. Em 2024, a Prefeitura estimou um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões na festa, com um retorno financeiro totalizando mais de R$ 50 milhões para toda a cadeia produtiva da região.
Durante os festejos, bares, restaurantes e barraqueiros dentro do circuito também lucraram consideravelmente. Vendedores de alimentos e de bebidas relataram um aumento nas vendas em relação ao ano anterior. “Estou muito feliz com o resultado. A palavra é gratidão. Agradeço a todas as pessoas que colaboraram para o sucesso desta grande festa”, finalizou o prefeito.
Cultura e Tradição
Além dos grandes shows no circuito principal, o São João de Cruz das Almas em 2024 incluiu o Circuito Oton Silva durante o dia na Praça Senador Temístocles, onde dezenas de atrações, incluindo artistas locais, quadrilhas juninas e apresentações culturais, foram realizadas. No local, também são realizadas a Feira da Agricultura Familiar e a Vila Artesã Junina. Uma novidade foi o novo circuito da festa criado pela Prefeitura na Rua da Estação. O Circuito Murilo Sena aconteceu no dia 21.
A cidade também mantém a tradição dos blocos juninos e arrastões pelas ruas, que reúnem famílias, amigos e vizinhos para resgatar a essência do São João do interior.
Entre as cidades baianas, Cruz das Almas despontou como a primeira em número de público no evento, de acordo com dados do dia 23 de junho coletados pela Polícia Militar da Bahia e pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA). O ranking incluiu os municípios que tinham sistema de reconhecimento facial no local da festa. Foram mais de 106 mil pessoas registradas no circuito do São João cruzalmense, superando regiões mais populosas como Salvador, Irecê, Jequié e Serrinha. Ao todo, a Prefeitura estima que os festejos juninos atraíram cerca de meio milhão de foliões para curtir os shows nos cinco dias.
Turista da capital baiana, Gabriela Patrício, 26 anos, já sabia da boa fama do São João de Cruz, mas mesmo assim se surpreendeu com o nível da festa. “Achei muito bem organizada, muito tranquila. Não vi nenhum tipo de briga e me senti segura. É uma festa para todos os públicos, tanto que eu consegui perceber que havia crianças. A cidade estava lotada. Não tem o que falar de negativo. Me diverti muito”, afirmou a estudante de direito.
Com um público histórico por mais um ano e uma crescente popularidade, o São João de Cruz das Almas se coloca lado a lado aos festejos de cidades como Caruaru, em Pernambuco, Campina Grande, na Paraíba, e Mossoró, no Rio Grande do Norte. "A festa de São João em Cruz das Almas não apenas celebra nossa tradição cultural, mas também coloca nossa cidade no mapa como um destino seguro para visitantes de todo o país", lembrou o prefeito Ednaldo.
Grandes parcerias
Quem passou pelo Circuito Luiz Gonzaga pôde conferir um grande número de marcas presentes no evento, oferecendo desde ativações interativas a espaços instagramáveis. "Explorei praticamente todos os espaços e achei tudo muito interessante e bem organizado. Tirei várias fotos no estande da Amstel e agora estou me divertindo com os jogos do Esportes da Sorte. Está excelente", comentou o turista Daniel Aurélio, de Salvador. O São João de Cruz teve o patrocínio das marcas Amstel, Coca-Cola, O Boticário, Esportes da Sorte, Real Calçados e Moleca. Já as parcerias institucionais incluíram o Ministério da Cultura e o Ministério do Turismo, do Governo Federal, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR), a Embasa e o Governo do Estado, além de patrocínio da Petrobras por meio do projeto São João do Reencontro.
Representante da Solar Coca-Cola, Neto Andrade avaliou positivamente o resultado da parceria. “A organização do evento é excelente. A Solar Coca-Cola está muito satisfeita em proporcionar essa experiência aos consumidores, com uma praça de alimentação ativada com nossa marca, onde acontece nossa principal ocasião de consumo”, disse.
Gerente de Trade Marketing da Amstel, Monah Feio agradeceu o apoio da gestão municipal e dos trabalhadores da festa. “O que levou a Amstel a patrocinar a festa foi principalmente a importância do São João para a região da Bahia e o tamanho do São João de Cruz das Almas para quem é daqui e do estado inteiro. A Amstel, quando decide patrocinar, primeiro é para valorizar a cultura, segundo é para nos aproximar do público e trazer algumas novidades para o mercado”, explicou. A marca, que faz parte do Grupo Heineken, escolheu Cruz das Almas para o lançamento em primeira mão da Amstel Litrinho, de 300ml, na Bahia. “A gente está muito surpreso e feliz com a parceria com a Prefeitura. Desde o primeiro momento, falamos que a gente não chegava só para patrocinar, a gente chegava para entregar uma experiência diferente para todo mundo”, ressaltou Monah.
Outro parceiro de destaque, a Petrobras, investiu nos festejos juninos de Cruz das Almas por meio do São João do Reencontro, viabilizado por meio de recursos do programa Petrobras Cultural.
Organização
Desde 2022, o São João de Cruz das Almas passou por uma reformulação completa, incluindo a criação de um novo espaço fechado com uma megaestrutura. Este ano, a Prefeitura investiu ainda mais em melhorias no espaço. A programação noturna do São João de Cruz das Almas acontece no Circuito Luiz Gonzaga, uma arena com mais de 20 mil metros quadrados, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Coplan.
Foram instalados piso intertravado em boa parte da arena, dois palcos para apresentações intercaladas, duas praças de alimentação, food trucks, camarote privado, posto de saúde e vários estandes interativos das marcas parceiras do São João de Cruz.
Equiparável ao local de realização de grandes festivais musicais do Brasil, o espaço tem fácil acesso e boas áreas para estacionamento. Além disso, o circuito é fechado pela organização da festa para permitir o controle nas entradas, que contam com videomonitoramento, segurança reforçada e detectores de metais.
Durante o evento, centenas de profissionais trabalham incansavelmente para assegurar que tudo ocorra conforme o planejado. São equipes dedicadas à segurança, iluminação, estrutura, limpeza, trânsito, saúde, produção de palco, camarins, comunicação, entre outras áreas, que colaboram para o sucesso da festa.
A decoração da cidade foi outra atração em 2024, encantando turistas e moradores locais. Seja no Centro ou no portal temático em forma de fole da sanfona na entrada da cidade, as pessoas buscavam os melhores ângulos para registrar fotos da celebração junina cruzalmense.
Economia
O São João de Cruz das Almas se destaca como o principal impulsionador econômico da cidade. Antes mesmo do início da festa, o comércio local registra um grande aumento no faturamento, pela intensa movimentação. A rede hoteleira opera com ocupação total, incluindo centenas de casas alugadas, enquanto a agricultura familiar vê as vendas de produtos rurais aumentarem significativamente.
O evento não proporciona apenas ganhos econômicos, mas também gera empregos temporários. Além disso, os empregos formais aumentam consideravelmente. Em 2024, a Prefeitura estimou um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões na festa, com um retorno financeiro totalizando mais de R$ 50 milhões para toda a cadeia produtiva da região.
Durante os festejos, bares, restaurantes e barraqueiros dentro do circuito também lucraram consideravelmente. Vendedores de alimentos e de bebidas relataram um aumento nas vendas em relação ao ano anterior. “Estou muito feliz com o resultado. A palavra é gratidão. Agradeço a todas as pessoas que colaboraram para o sucesso desta grande festa”, finalizou o prefeito.
Cultura e Tradição
Além dos grandes shows no circuito principal, o São João de Cruz das Almas em 2024 incluiu o Circuito Oton Silva durante o dia na Praça Senador Temístocles, onde dezenas de atrações, incluindo artistas locais, quadrilhas juninas e apresentações culturais, foram realizadas. No local, também são realizadas a Feira da Agricultura Familiar e a Vila Artesã Junina. Uma novidade foi o novo circuito da festa criado pela Prefeitura na Rua da Estação. O Circuito Murilo Sena aconteceu no dia 21.
A cidade também mantém a tradição dos blocos juninos e arrastões pelas ruas, que reúnem famílias, amigos e vizinhos para resgatar a essência do São João do interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário