ALAGOINHAS: Karateca de 5 anos vai representar o Brasil em Campeonato Mundial na Irlanda

Ela não precisou de muita idade para mostrar a que veio. Aos 5 anos, Maria Antonella Viana, filha do colaborador Marcos Leal Viana, da área financeira da Copener, já realizou um feito para poucos: foi convocada pela Federação Brasileira de Karatê para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê em Dublin, na Irlanda. Como está o coração dela? “Ela é super tranquila, sempre brincando, acha que tudo faz parte de um grupo de amigos de infância em que se diverte fazendo as competições e treinando. Para o mundial, ela só está um pouco triste por não poder levar mais pessoas com ela”, explica Marcos.

E o coração dos pais? “Ainda estamos sem acreditar. Como tudo foi tão rápido, ainda não caiu a ficha”, revela ele. Disciplina e paixão foram determinantes para estas conquistas tão precoces. “No início houve um pouco de timidez, por conta da idade também, mas depois ela queria ir sempre pra academia. Quando chegava em casa ainda assim ficava treinando no meio das brincadeiras mas sempre focada no que queria”, explica o pai. “Graças ao Karatê, hoje ela é uma menina dedicada ao que faz, mantém o respeito para com o próximo e, graças a Deus, a saúde dela só tem se fortalecido”, completa Marcos.

Foi por incentivo de Marcos, que praticou o esporte na infância, que Antonella ingressou no karatê, há 1 ano e meio. Nestes 18 meses, já conquistou oito medalhas, sendo dois ouros na copa interna da academia em que ela treina, dois ouros no campeonato Norte Nordeste, um ouro e um bronze no Baiano, além de prata e bronze no campeonato brasileiro, em São Paulo.

Agora, toda a família – Marcos, a esposa Luana e também o irmãozinho Marco Antônio, de 2 anos – está envolvida nos preparativos para o Mundial, que acontece em junho. “Como o karatê não é ainda considerado esporte olímpico, o governo não dá o incentivo necessário e faltam recursos. Mas estamos fazendo alguns planos para arrecadar fundos via patrocínios e conseguir levá-la ao mundial. Isso será importante para a carreira dela como atleta”, diz Marcos.

Nascida em Salvador, Antonella treina em Alagoinhas com o karateca “gente fina, admirável como professor e como pessoa” Ivan da Anunciação, que é colega de Marcos na Copener. Ivan é voluntário do Projeto Esporte para o Futuro, apoiado pela BSC/Copener, por meio do qual a Academia Dragões Karatê Clube estimula a prática de karatê por 45 crianças e adolescentes da comunidade quilombola do Cangula.


F: Portal Notícias de Alagoinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário