Muritiba e Maragogipe vão receber recursos do Governo do Estado para financiar festas tradicionais durante o carnaval

Na apresentação das atrações e dos serviços para o carnaval 2018 realizada na tarde desta terça-feira (30), o governador Rui Costa comentou que o Governo do Estado vai investir R$ 70 milhões no Carnaval de Salvador e em mais de 20 cidades. Das cidades contempladas por Rui e que se encontram no território do recôncavo baiano estão Maragogipe e Muritiba.

“O Governo do Estado investe R$ 70 milhões no Carnaval de Salvador e em mais de 20 cidades. Reafirmamos o investimento não apenas no Carnaval tradicional, no Carnaval dos blocos afro, mas também no Carnaval pipoca, com grandes atrações. Além disso, fazemos um grande investimento na segurança pública, com 25 mil homens e mulheres na rua”, afirmou Rui Costa, na apresentação das atrações e dos serviços da festa, nesta terça-feira (30).

APLB Cruz das Almas defende gestão democrática nas escolas

Seguindo na luta, a APLB Sindicato Cruz das Almas se reuniu com diretoras eleitas para direção e vice-direção de escolas da rede municipal de ensino de Cruz das Almas, na manhã desta segunda (29), na sede da entidade sindical.

As gestoras foram eleitas no último certame, realizado em 2016, por imposição do Ministério Público, após cobranças e pressão da APLB Sindicato. O encontro foi marcado por troca de experiências e discussões em prol de melhorias para a gestão nas unidades de ensino.

A APLB Cruz das Almas defende a gestão democrática nas escolas para um ensino público, gratuito e de qualidade e, sobretudo, pautado no constante diálogo.

O diretor da APLB em Cruz das Almas, Carlos Augusto, ressaltou as dificuldades encontradas pelas diretoras eleitas no primeiro ano de gestão do governo municipal, bem como os entraves ocorridos entre o governo e a categoria.

Na oportunidade, as diretoras e vices elegeram um colegiado – órgão que as representará e promoverá maior unidade de luta, além de encaminhar demandas que a secretaria de Educação não faz. O colegiado agendará uma reunião com o prefeito para sinalizar as carências das escolas e urgências a serem sanadas.

Notificação do MP
Recentemente, o Ministério Público do Estado, em Cruz das Almas, notificou a APLB requerendo informações acerca do processo eleitoral – que culmina com o curso de qualificação para gestão escolar.

Em resposta, a entidade sindical informou que a secretaria municipal de Educação ainda não realizou a capacitação, indo de encontro ao item 3.3 do certame, que dispõe da terceira etapa do processo eleitoral. A APLB Sindicato solicitou do Promotor de Justiça, Adriano Marques a notificação ao município a fim de que seja cumprido o previsto pelo certame.

Reportagem: Rafael Lopes – DRT/BA 4882

Mais de 500 policias civis reforçam a segurança no Carnaval do interior

As cidades do interior que ocorrem Carnaval têm recebido reforços da Polícia Civil desde o dia 18 de janeiro, quando os festejos começaram em algumas cidades, como é caso de Juazeiro, Itabuna e Bom Jesus da Lapa.

Aproximadamente 500 servidores, entre delegados, investigadores e escrivães foram designados para trabalhar em 43 municípios onde os festejos duram até 16 de fevereiro. Mais 50 policiais ficarão na sede do Departamento de Polícia do Interior (Depin), no prédio da Polícia Civil, na Praça da Piedade, para dar apoio técnico e operacional às unidades do interior.

“Durante todos os dias de folia, os policiais trabalharão em plantões de 24 horas para atender o cidadão”, afirma o diretor do Depin, Flávio Gois. As demais cidades onde haverá reforço são: Alcobaça, Amargosa, Angical, Arraial D’ajuda, Barra do Mendes, Belmonte, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas/ Gamboa do Morro, Cairu, Canavieiras, Candido Sales, Caraíbas, Carevelas, Conde, Correntina, Entre Rios, Formosa do Rio Preto, Ilhéus, Itacaré, Itiuba, Jaguabipe, Jandaíra, Jiquiriça, Lapão, Maragojipe, Maraú, Mucuri, Nova Viçosa, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Porto Seguro, Prado, Rio de Contas, Rodelas, Santa Cruz de Cabrália, Santa Maria da Vitória, Tanquinho, Várzea do Poço e Xique- Xique.

Temer autoriza que Nubank se torne uma financeira

O Nubank pode se tornar, oficialmente, uma instituição financeira regularizada. O Nubank é uma startup brasileira que surgiu como operadora de cartão de crédito exclusivamente pela internet. É um aplicativo 100% digital, sem estrutura física como agências bancárias, não cobra anuidade e nenhuma outra taxa ou tarifa.

O presidente Michel Temer assinou decreto na semana passada, autorizando o Nubank a se regularizar no Banco Central. Diferentemente de bancos, as financeiras não podem trabalhar com produtos e serviços, como contas correntes, débito e poupanças, mas podem oferecer empréstimos e financiamentos.

O professor Cláudio Ribeiro de Lucinda, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, analisou a nova fase do Nubank.

Para ele, a medida vai dar mais segurança para o consumidor que usa o serviço e também vai permitir ao Nubank lançar novos produtos. O professor entende que é como se a financeira virtual saísse da informalidade.

Cachoeira realiza Festa de Iemanjá 2018

Cachoeira celebra no dia 04 de fevereiro a Festa de Iemanjá, uma das maiores manifestações afro-religiosas e culturais do Recôncavo da Bahia.

A Festa acontece sempre em um domingo do mês de fevereiro após a Festa de Iemanjá de Salvador, exceto quando a tábua da maré não está favorável à entrega dos presentes à rainha das águas.

A cerimônia à rainha das águas tem início às 10h, com a oferta dos presentes coletivos, em seguida, às 15h ocorre o Xirê (ritual de reverência aos Orixás), às 17h acontece a saída do cortejo para a Pedra da Baleia (local onde são oferecidos os presentes).

As atrações musicais se iniciam às 18h30, com a apresentação da banda Yaci e o Som da Negrada. Às 20h, será a vez do grupo de Samba de Roda de Dona Dalva. A última atração da Festa de Iemanjá será o grupo Gêge Nagô, que se apresenta a partir das 21h30.

Realizada pela Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação Cultural Yemanjá Ogunté (ACYO), a Festa de Iemanjá de Cachoeira tem como principal objetivo a preservação da tradição e da memória do povo negro, a autoafirmação da identidade, a construção e a valorização da diversidade e do vasto legado cultural do município e do Recôncavo da Bahia.

PROGRAMAÇÃO FESTA DE IEMANJÁ 2018
10h – OFERTA DOS PRESENTES COLETIVOS

15h – XIRÊ

17h – SAÍDA DO CORTEJO PARA A PEDRA DA BALEIA

18h30 – BANDA YACI E O SOM DA NEGRADA

20h – SAMBA DE RODA DE DONA DALVA

21h30 – GRUPO GÊGE NAGÔ

Pré-Carnaval de Salvador deve reunir um milhão de pessoas nesse fim de semana

Pegue uma pitada de ansiedade pela folia momesca, acrescente um pouco de banda de sopro e percussão, famílias, pranchões e leve ao forno com pagode baiano e música eletrônica, aí você terá o pré-Carnaval de Salvador, que tem início no próximo sábado (3). Serão dois grandes eventos gratuitos antes do início oficial da festa: o Fuzuê e o Furdunço. A estimativa é que mais de um milhão de pessoas participem das festas de pré-Carnaval.

Com início previsto às 16h deste sábado (3) e sem hora para acabar, o Fuzuê levará, para as ruas dos bairros Barra e Ondina, o clima dos antigos carnavais, com famílias reunidas, fantasiadas e acompanhando o desfile de grupos culturais. Pelo menos 31 bandinhas de sopro, percussão e batucada estão cadastradas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e farão a festa no circuito Orlando Tapajós, com saída na altura do antigo Clube Espanhol. O desfile inicia com a Banda da Guarda Municipal, seguido por Tio Paulinho.

A tarde segue com as apresentações Oficina de Frevos e Dobrados, Bloco de Aleitamento Materno, Grupo Cultural Mandu, Grupo Folclórico Zambiapunga, Burrinhas de Taperoá, Careta Tradicional de Acupe, Caretas de Cairu, Grupo Folclórico Gongos Congos de Cairu, Ed Bala e Fanfarra Mágica, dentre outras.

No domingo (4), o Furdunço começará também às 16h, no Circuito Orlando Tapajós. São aguardados os desfiles de Wilson Café, Jau, Armandinho, Dodô e Osmar, Bailinho de Quinta, Duas Medidas, Batifun e BaianaSystem, que tradicionalmente encerra a noite dos pré-carnavalescos. Ao todo, 41 bandas animam o movimento. O Furdunço também volta a ocorrer no dia oficial da abertura do Carnaval, na quinta-feira (8), no Circuito Dodô (Barra-Ondina).

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, o Furdunço e o Fuzuê são duas atrações que agradam soteropolitanos e turistas. “Os dois produtos servem não só como tendência de conteúdo, mas do ponto de vista do turismo. Muita gente que não vai poderá ficar para o Carnaval vai poder experimentar uma prévia da folia oficial. Isso tudo ajuda a movimentar a economia da cidade”, disse.

Tinoco espera superar as expectativas esse ano e avalia que a administração municipal está preparada para oferecer as atrações e melhorar a infraestrutura e serviços para os foliões. “No último final de semana, vimos uma amostra da animação que as pessoas levarão para as ruas no pré-Carnaval, com os palhaços do Rio Vermelho e a festa na Barra. Isso é consequência do bom ano que tivermos em 2017 e das boas expectativas para 2018”, afirma.

Isaac Edington, presidente da Saltur, empresa vinculada à Secult, acrescenta que o intuito do pré-Carnaval, produto já consolidado, é trazer o folião mais cedo para Salvador e mantê-lo mais tempo na cidade. “Isso é importante para movimentar a nossa economia porque amplia a permanência de turistas na cidade. Com o Fuzuê e o Furdunço, baianos e turistas aquecem as turbinas para a maior festa de rua do planeta”, opina.

Prefeitura lança oitavo e último eixo do Salvador 360

Chega a ser clichê dizer que Salvador possui um povo criativo, capaz de inventar e de reinventar com uma facilidade de dar inveja, seja para garantir o sustento do dia a dia ou o lazer e a diversão. Como se não bastasse, todo mundo no planeta sabe da nossa riqueza e diversidade cultural. Buscando ferver ainda mais esse caldeirão, foi lançado hoje o oitavo e último eixo do programa Salvador 360, chamado de Cidade Criativa. Os detalhes foram apresentados em cerimônia realizada no Terminal da França, no Comércio,pelo prefeito ACM Neto; pelos secretários de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara, e de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco; e pelos presidentes da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, e da Saltur, Isaac Edington.
“O Salvador 360 é um programa com visão de médio e longo prazo e impacto para o futuro, pensado e estabelecido para garantir a distribuição de renda. No caso do Cidade Criativa, área que talvez seja o grande diferencial de Salvador, procuramos entender as diversas matizes que envolvem o setor e o potencial criativo da cidade, que terão incentivo direto da Prefeitura. Além das ações deste eixo, temos também a ideia futura de montar um hub criativo entre o Centro Histórico e o Comércio, assim como a criação de um fundo que possa promover o financiamento para incentivo às micro e pequenas empresas nessa área”, salientou o prefeito ACM Neto.

O Cidade Criativa possui 29 ações que têm um único objetivo: fomentar e estruturar tanta criatividade. Entre os setores beneficiados estão o audiovisual, fotografia, novas mídias, design, gastronomia, games, moda, artes, literatura, música e artesanato. Além da plataforma de eventos que já movimenta a economia criativa da capital durante todo o ano (Carnaval, Réveillon, festivais culturais e na área esportiva, como a Maratona Cidade Salvador), o eixo trará diversas outras inovações.

MURITIBA: Jovem é assassinado a tiros no Sem Terra

Um jovem de 21 anos, de prenome Anderson, conhecido popularmente por "Dudu", que residia no bairro Buriti, foi morto a tiros nesta manhã de terça-feira (30) no bairro Sem Terra em Muritiba. Acredita-se que "Dudu" tenha sido morto por traficantes que dominam a região do Sem Terra. Mas outras hipoteses não são descartadas pela Polícia Civil que investigará o crime. A onda de violência tomou conta da cidade ao ponto da prefeitura cancelar a saída da tradicional lavagem da Festa do Bonfim que estava previsto para sair hoje do bairro Buriti. O corpo da vítima foi removido horas depois para o DPT-Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus.

#ForteNoReconcavo

SÃO FÉLIX: Mulher é morta a tiros após ser encurralada por homens armados

Na madrugada desta terça-feira (30), populares acharam numa escadaria o corpo de uma mulher identificada como, Ana, filha do finado Tadinha, que residia no Alto do Cemitério em São Félix. Segundo informações apuradas pelo Jornal Forte no Recôncavo, Ana foi encurralada por criminosos armados e nem teve chance de se defender. A vítima foi executada próximo a sua casa. A Polícia Civil investiga o homicídio sob a hipote-se de acerto de contas ou queima de arquivo. O corpo de Ana foi removido horas depois para o DPT-Departamento de Polícia Técnica.

#ForteNoReconcavo

Vice-prefeito Ramon de Sena participa do lançamento do Programa Internet Para Todos

O Vice-prefeito de Sapeaçu, Ramon de Sena representando o Prefeito Dr. George participou na tarde desta segunda-feira (29) do lançamento do programa “Internet para Todos” do Governo Federal. A solenidade aconteceu no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB) em Salvador, com a presença de diversas autoridades políticas.

A iniciativa pretende garantir conectividade a milhares de localidades municipais que não contam com acesso à internet de banda larga. A apresentação foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

“Muito importante participar desse encontro e entender como habilitar o nosso município para receber esse programa que consequentemente trará mais desenvolvimento, melhores serviços e melhores oportunidades”,
disse Ramon.

"Nariga Paredão" é morto cruelmente a tiros em Camaçari

As primeiras informações dão conta de que um homem identificado apenas como Rodrigo, mais conhecido como "Nariga Paredão" foi assassinado na noite desta segunda-feira (29), no Emissário em Arembepe, na orla de Camaçari. Segundo informações de testemunhas, indivíduos armados chegaram em um bar em que o Nariga estava e efetuou diversos disparos de arma de fogo contra a vítima. A polícia ainda não chegou no local, várias pessoas inclusive amigos de Rodrigo estão Desesperados no local, do crime. Porém já foram acionados.

F: Camaçari Notícias

UBER com placa de Cruz das Almas é tomado de assalto

Um motorista do aplicativo Uber foi vítima da ação de criminosos na noite desta segunda-feira (29). De acordo com as primeiras informações, o profissional teve o carro - modelo Gran Siena, branco, placa OKS-0972, de Cruz das Almas - roubado na Avenida San Martin em Salvador. Ele foi amparado por outro motorista que passava pelo local no momento e o viu pulando do veículo enquanto os bandidos fugiam com o carro. Não obtivemos detalhes até o fechamento desta matéria.

F: Voz da Bahia

CRUZ DAS ALMAS: Câmara Municipal realiza Sessão Solene de abertura dos trabalhos legislativos na próxima sexta-feira

Na próxima sexta-feira, dia 02 de fevereiro, a Câmara de Vereadores realiza a Sessão de Abertura dos Trabalhos Legislativos. A Sessão que será presidida pelo presidente da Casa, Renan de Romualdo, está marcada para iniciar as 19h30 e deve contar com a participação do prefeito Municipal que também levará a sua mensagem à população, além de outras autoridades do município e da região.

“Após o período de recesso legislativo, estamos retomando os trabalhos da Casa, com a perspectiva de termos um ano de grandes ideias, de conquistas e que o nosso trabalho contribua para realização das melhorias que a população precisa”, comentou o presidente.

GOV. MANGABEIRA: Homem é assassinado na zona rural durante a madrugada

Um homem foi encontrado morto na madrugada desta segunda-feira (29), no município de Governador Mangabeira. Segundo informações da Polícia Militar, o homem identificado como Albérico Nascimento Oliveira, natural de Feira de Santana, foi visto desacordado por populares que acionaram a Polícia Militar. Chegando no local, os agentes já encontraram o rapaz sem vida.

O homicídio aconteceu na localidade de Queimadas, zona rural do município. O corpo de Albérico foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para fazer o levantamento cadavérico. De acordo com o site Forte na Notícias, a autoria e motivação do crime são desconhecidas.


F: Bahia 10

Colisão entre Van e micro-ônibus resulta em morte na BR-502

Por volta das 5 horas desta terça-feira (30), uma colisão entre um micro-ônibus da empresa Transoares (placa KZQ 0032) com uma Van (placa NZR 7860) deixou uma pessoa morta na BA-502. Os dois veículos faziam o transporte de passageiros entre São Gonçalo dos Campos e Feira de Santana.

Segundo informações de populares, a van estava com cinco passageiros e parou em um ponto de passageiros nas imediações da JBS, momento que o micro-ônibus bateu no fundo do veículo, que capotou e atingiu o telhado de um bar.

Um homem morreu no local. Não há informações sobre a identidade oficial da vítima, que residia no povoado Boqueirão, em São Gonçalo.


F: De Olho na Cidade

Ford KA é tomado de assalto em Santo Antônio de Jesus

Um veículo foi tomado de assalto no centro de Santo Antônio de Jesus na tarde desta segunda-feira (29). Segundo informações, dois elementos em um palio branco levaram um veículo Ford KA, branco, placa policial PJX-1795, após abordarem o proprietário. Após vários compartilhamentos nas redes sociais, populares informaram que o veículo está abandonado no Povoado de Muritibinha, na cidade de Conceição do Almeida. O caso está sendo investigado.

F: Voz da Bahia

Jovem de 25 anos é morto a tiros no Centro Industrial Subaé

Um jovem de 25 anos foi assassinado no início da manhã desta segunda-feira (29), no Centro Industrial do Subaé (CIS), região do bairro do Tomba, em Feira de Santana.

Segundo informações, Janey Carlos Lima de Jesus pedalava uma bicicleta quando foi surpreendido por dois homens de moto e levou dois tiros nas costas. O crime aconteceu na rua Paraíso, fundos da empresa Alumínio Triunfo.

Não há informação sobre a motivação e autoria do crime. Equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local e providenciaram o levantamento cadavérico.


F: Central de Polícial

BAHIA: Casal desinibido faz sexo em via pública em plena luz do dia

Um vídeo de um casal fazendo sexo atrás de um carro em plena luz do dia de frente ao um bar que fica localizado na Rua Tapajós do bairro Universitário em Teixeira de Freitas, está causando muitos comentários e revolta sobre a ousadia do casal que segundo comentários está usando locais públicos para fazer os seus vídeos. Informações dão conta que este não é o primeiro vídeo do casal desinibido.

Durante a performance do casal, um morador passa de bicicleta ao lado e eles nem se importam. A moça faz questão de dizer o nome do bar enquanto uma terceira pessoas filma a cena.

Nas redes sociais, o vídeo causa revolta, mais alguns acham que o casal está certo e só está fazendo isso para ganhar notoriedade, e parece que está conseguindo, mesmo transgredindo a lei. O vídeo foi gravado nas primeiras horas deste domingo (28) em frente a um bar muito frequentado na nossa cidade.

O casal que aparece no vídeo, possivelmente com outra mulher, que está filmando, possui um canal de vídeos em um site pornô e as filmagens dos mesmos em atos sexuais em vias públicas é ação costumeira, relatam integrantes de grupos de Watshapp.

O que diz a Lei sobre atentado ao pudor: No Brasil, transar em local público é considerado crime de ato obsceno. O procedimento prescrito pela lei diz que, ao ser flagrado pela polícia, o casal será levado à delegacia.

Ato obsceno: É o nome dado a um crime previsto no artigo 233 do código penal brasileiro. De acordo com o exposto na lei, é a prática de obscenidade em lugar público, ou aberto ou exposto ao público.

A pena para ato obsceno é de no mínimo três meses e no máximo um ano. A pessoa deve se comprometer a comparecer em juízo para não ser presa em flagrante, e uma transação penal será feita, em que haverá aplicação de pena.

O casal, caso tivesse sido pegos em flagrante no momento do ato obsceno, seria preso em flagrante delito e solto em seguida.


F: Bahia Extremo Sul

Presidente da Câmara Renan de Romualdo acolhe Dom Tourinho na Sede Episcopal de Cruz das Almas

Um encontro simbólico... Logo pela manhã do dia 28 de Janeiro, dia da instalação da nova diocese de Cruz das Almas e da posse de Dom Antonio Tourinho Neto, o presidente da Câmara, Renan de Romualdo vai acolher e ao mesmo tempo foi acolhido pelo pastor da nova Diocese de Cruz das Almas: Dom Antonio Tourinho Neto.

Poucos instantes, um afetivo aperto de mão, o presidente da Câmara, Renan de Romualdo, cumprimenta o bispo, se coloca à disposição e é abençoado.


Fé e Política precisam de andar juntas. Este aperto de mãos representa muito em um país em que o povo está tão desacreditado da classe política.

Bem vindo Dom Antonio Tourinho Neto!

Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor!


Por: Rony Henrique/Portal Cruzalmense

Renilson e Paulo são encontrados mortos na manhã deste domingo

Um duplo homicídio foi registrado por volta das 5h deste domingo (28), no conjunto Homero Figueiredo, bairro Gabriela, em Feira de Santana. As vítimas foram identificadas como Renilson Correia Silva Gonçalves, 36 anos, e Paulo Roberto dos Santos, 19 anosSegundo informações, as vítimas foram surpreendidas na avenida Ipanema, por quatro homens que estavam em duas motocicletas. Renilson ainda tentou fugir, mas foi atingido por cerca de 15 disparos.

As vítimas moravam na rua Andando nas Núvens, no mesmo bairro. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).


F: Central de Polícia

CRUZ DAS ALMAS: Mulher é vítima de feminicídio na zona rural

Fabiana Souza e Souza, de 21 anos, foi encontrada morta a facadas na manhã deste domingo (28/Jan) no interior de sua residência, localizado no Conjunto Habitacional Brisas do Bosque (Minha Casa, Minha Vida) da Pumba-zona rural- da cidade de Cruz das Almas-Ba.

Segundo informações de vizinhos, no interior do imóvel, morava ela e seu filho que gritou muito durante a madrugada citando o nome da mãe e do namorado dela. Ainda segundo relatos de vizinhos próximos a vítima, o ex-companheiro de Fabiana não aceitava o fim do relacionamento. Próximo ao corpo foi encontrado a arma do crime. Não houve prisões até o fechamento desta matéria. Inicialmente a Polícia Civil trabalha sob hipote-se de feminicídio, quando a mulher é morta pelo próprio companheiro ou até mesmo pelo ex.

O corpo foi removido horas depois para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus. O caso será investigado pela equipe de investigadores do delegado Dr. Cristovão Edder. Com esse crime, sobe para o 6° homicídio do ano só neste mês de janeiro na cidade.

#ForteNoReconcavo

CRUZ DAS ALMAS: Homens trocam socos na feira livre supostamente por causa de mulher

Dois homens foram flagrados por leitores do Jornal Forte no Recôncavo em vias de fato ao lado do Mercado Municipal da Praça do Lavrador (região da feira livre) de Cruz das Almas-Ba. Segundo o nosso leitor via WhatsApp (75 988614248), os homens que aparentimente estavam sob efeito de bebida alcoólica, começaram a trocar socos por causa de uma jovem a qual os dois estavam interessados em namorar. O flagrante foi feito via celular na tarde deste sábado (27/janeiro). A nossa redação não obteve maiores informações a respeito da real motivação das agressões e via pública. A população acionou a polícia, mas até o fechamento desta matéria não soubemos se a dupla foi apresentada na Delegacia.
Veja o vídeo no play abaixo

SANTO AMARO: Festa da Purificação começa com Edson Gomes animando a nação regueira

Os festejos da Festa da Purificação 2018, em Santo Amaro começa neste sábado (27/1), e seguem até 2 de fevereiro. A tradicional Lavagem acontece amanhã (28/1) a partir das 10h.

Grandes atrações se apresentarão a exemplo do cantor Edson Gomes que animará a nação regueira na noite de hoje.


Confira a programação completa:
27.01 – Sábado

No Trio
16h30 – M do Samba
17h – Paulinho Guimarães

No Palco
22h30 – Imael Silva
0h30 – Edson Gomes
2h30 – Bandalla
28.01 Domingo
10h – Cortejo da Lavagem

No Palco
11h30 – Filhos de Nagô
13h30 Samba Nicinha
15h30 – Luiz Caldas
18h – Guig Guetto

No Trio
17h30 – Armandinho
18h – Bajiaelétrica
18h30 Coreto Elétrio

02.02 Sexta-feira
No Palco
21h – Banda Jacy
23h – Mariene de Castro
1h – Caçamba Azul

Pedágios da Viabahia ficam mais caros a partir deste sábado nas BRs 116 e 324

A Concessionária Viabahia reajustou as tarifas dos pedágios da BR-324 e 116. O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e passou a valer a partir deste sábado (27). Segundo o diretor de Comunicação da Viabahia, Carlos Bonine, a autorização foi publicada ontem no Diário Oficial da União.

Veja na tabela a seguir os novos valores:

F: Acorda Cidade

SANTO ESTEVÃO: Homem de 52 anos morre de febre amarela após tomar vacina

Um homem de 52 anos faleceu na cidade de Santo Estêvão, a 157 km de Salvador. A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde confirma que o paciente, que residia no município, faleceu no último dia 22 (segunda-feira). O resultado do exame para detecção do vírus causador da febre amarela foi positivo. O homem tomou a vacina contra a febre amarela no último dia 15, e três dias depois apresentou reações adversas à vacina. Ele foi então internado no hospital municipal, mas o estado de saúde se agravou e ele veio a óbito no último dia 22.

Um laudo divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Muniz (Lacen) confirmou que o paciente tinha a doença, segundo a Secretaria. No entanto, uma perícia realizada no corpo do homem atestou que o ele sofria de doença hepática.

A assessoria informou que este tipo de efemeridade pode deixar a imunidade baixa, o que permite a ação do vírus presente na vacina. Segundo o Ministério da Saúde, a chance de problemas deste tipo é de 0,4 casos a cada 100.000 doses da vacina administradas. Em condições de saúde normais, a baixa amostra do vírus contida na vacina não causa reações adversas.
“A possibilidade de reação à vacina é muito maior que a chance dele ter sido infectado por um mosquito”, afirmou a assessoria. O resultado de outro exame que deve apontar se a causa da morte foi a doença ou a reação à vacina deve sair em três dias.

Após a internação, a Secretaria de Saúde tomou medidas cautelares como o bloqueio vacinal e a pulverização de inseticida, conhecida como fumacê. A pasta ressalta que não há nenhum outro caso suspeito da doença registrado na cidade.


F: Correio

Diogo é morto a tiros no Papagaio

Foi assassinado, por volta das 21h50 desta sexta-feira (26), Diogo Henrique da Silva Lobo, de 24 anos. O crime ocorreu na Rua Pardal, bairro Alto do Papagaio, no interior de um bar.

A vítima morava na Rua 8, no mesmo bairro onde foi morto. Ele foi atingido por vários tiros na cabeça e morreu no local. Não há informações sobre o autor e a motivação do homicídio. O corpo de Diogo está do Departamento de Polícia Técnica (DPT).


F: Acorda Cidade

Vendedor ambulante é morto a tiros no centro da cidade

O vendedor ambulante Vando Oliveira de Pinho, 27 anos, foi morto a tiros por volta das 15h30 desta sexta-feira (26), na rua Marechal Deodoro, sentido Praça da Bandeira, centro de Feira de Santana. A vítima foi atingida por tiros de pistola na cabeça e no tórax. Segundo informações, dois homens em uma motocicleta, cor preta, e demais dados ignorados se aproximaram e o carona efetuou os disparos.

Os criminosos conseguiram fugir. O subtenente Deocar, da 64ª Companhia Independente (CIPM), relatou que a vítima se envolveu em uma discussão com um casal momentos antes do crime. "A irmã da vítima disse que ele mexeu com uma mulher que estava com o marido e testemunham afirmaram que o homem voltou com um parceiro e deflagrou os tiros", informou. A vítima comercializada roupas e morava na rua Paraquedista, bairro George Américo. O local foi isolado para o trabalho da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento de Polícia Técnica (DPT). O delegado Luiz Osório Nobre presidiu o levantamento cadavérico.

F: Central de Polícia

Ladrão usa submetralhadora durante assalto em Feira de Santana

Cada vez mais, acordar e ir para o trabalho, se transforma numa verdadeira aventura em Feira de Santana, diante do número de assaltos registrados no município. Um dos últimos assaltos chamou a atenção pela ousadia do bandido, que utilizou uma submetralhadora para roubar uma motocicleta por volta das 7h30 desta sexta-feira (26), no conjunto Feira VII. Além da moto, uma Honda XRE300, placa NZZ-1497, a vítima também perdeu celular, dinheiro, cartões e documentos pessoais.

Um homem parado com uma arma de uso restrito não estava esperando o ônibus bem cedinho, e sim, um trabalhador, já que os bandidos perceberam a deficiência do patrulhamento nas primeiras horas do dia.

Também na manhã de hoje, outro cidadão teve sua moto tomada de assalto na avenida João Durval Carneiro, logo ali, no ‘Mar da Tranquilidade’, e próximo da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). O motociclista foi até a rádio Subaé, localizada naquele bairro, para comunicar o ocorrido.

E assim tem sido quase todas as manhãs em Feira de Santana. Os bandidos também acordam cedo e fazem suas vítimas, mas as câmeras de monitoramento da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), poderiam ser melhor utilizadas para passar informações mais rápidas à polícia e ajudando no auxílio ao cidadão. Aguardem, porque essas mesmas câmeras serão ágeis para flagrar os condutores que cometem infração no trânsito.


F: Central de Polícia

GOV. MANGABEIRA: Em parceria com o NASF, Centro de Atenção Psicossocial celebra Janeiro Branco

Percebendo a necessidade de discutir a questão da saúde mental e de conscientizar os usuários e a população em geral sobre a importância de cuidar do psicológico, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou, na manhã de ontem (25), uma atividade para celebrar o Janeiro Branco. O Janeiro Branco, campanha que visa chamar a atenção para a saúde mental e alertar sobre a importância de cuidar da mente, prevenindo o adoecimento emocional, vem ganhando adesão maior a cada ano.

O evento foi realizado em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que disponibilizou profissionais de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Assistência Social e Educação Física para conversar sobre o tema, além de desenvolver dinâmicas e atividades, como alongamento e exercícios físicos. Já a assistente social do CAPS, Josiane Coutinho, coordenou uma oficina terapêutica de conscientização sobre a importância de cuidar da mente. Durante a semana, outras atividades voltadas para o tema também foram desenvolvidas.

O enfermeiro Rafael Brandão, coordenador do CAPS, ficou satisfeito com os resultados da ação.


“O Janeiro Branco é um movimento novo ainda, mas muita gente está aderindo. Ele diz respeito a cuidar da saúde por completo. Muita gente acredita que só tomar remédio, ficar trancado em casa ou ir ao psiquiatra resolve, mas não. É um conjunto que, se você cuidar da saúde mental, o resto do corpo vai responder também. Acredito que o objetivo foi atingido. Tivemos um publico relevante, as pessoas entenderam que cuidar da saúde mental é importante. Fica aí o aviso para todas as pessoas, não só no mês de janeiro, mas durante o ano inteiro, cuidem do psicológico! O CAPS está à disposição, para ajudar e tirar dúvidas”, explicou.

Radialista e noiva têm celulares e alianças roubados em noite de onda de assaltos na cidade

Vários assaltos foram registrados na noite desta quinta-feira (25) em Santo Antônio de Jesus. De acordo com informações das vítimas e de populares, localidades como Rua da Linha, Urbis I, Jardim Brasil e Avenida Luís Viana. Uma das vítimas dessa noite foi um radialista da cidade, que estava com sua noiva e acabou perdendo celulares e as alianças do casal. Muitas são as reclamações da falta de segurança na cidade nos grupos de WhatsApp. Os bandidos estão agindo em uma motocicleta de dados não informados. Todas as demais vítimas tiveram seus aparelhos celulares subtraídos.

Com informações de Letícia Silva Voz da Bahia

CRUZ DAS ALMAS: Familiares e amigos de homem morto durante incursão policial no bairro Areal realizam manifesto pacífico pelo centro da cidade

Por volta das 18h desta quinta-feira (25), familiares e, amigos de Alisson Guedes Costa, de 31 anos, realizaram uma manifestação pacífica pela Praça Senador Temístocles (centro comercial da cidade), em Cruz das Almas-Ba. "Assinho", como também era conhecido, foi morto pelas guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional  (PETO/Alva/Bravo) durante uma incursão policial realizado no bairro Areal que aconteceu na tarde da última terça-feira (23). "Assinho" foi apontado pela polícia como um 'informante' dos traficantes que atuam no referido bairro. Por meio de um rádio comunicador, "Assinho" mantinha contato com outros traficantes lhes informando atividades que ocorria no bairro a exemplo da entrada de carros considerados 'suspeitos' ou viaturas da polícia. A polícia ainda afirma de que quatro elementos atiraram contra as guarnições, ocasionando o revide que resultou na morte do suspeito.
A família do suspeito, afirma de que "Assinho" não era ligado ao tráfico de drogas e que "Assinho" trabalhava como carroceiro para se manter. Ainda conforme informações de pessoas ligadas ao suspeito, o mesmo teria se assustado com a presença das viaturas e teria tentado correr.

Com cartazes e gritos do tipo "Queremos Justiça", os manifestantes seguiram pela Avenida Alberto Passos. A manifestação terminou horas depois da mesma forma como começou, tímida e pacífica.

#ForteNoReconcavo

GOV. MANGABEIRA: Atenção Básica realiza capacitação para novos Agentes Comunitários de Saúde

Na última quarta-feira (24), a equipe da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação para os novos Agentes Comunitários de Saúde que passarão a atuar no município a partir de fevereiro. Percebendo um déficit que já se arrasta há muito tempo, deixando diversas áreas do município descobertas, a Prefeitura Municipal fez um planejamento e autorizou a contratação de dez Agentes, que contribuirão para atender à demanda o serviço de saúde ofertado.

O curso introdutório, com duração de um dia, foi ministrado pela enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Lainara Lopes, e abordou todas as informações necessárias para que os novos profissionais possam entrar em campo. “Esse curso é importante para abordar as novas políticas públicas que vem surgindo em relação ao trabalho do agente”, explicou.

O treinamento contou ainda com a presença da presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Cléria Brandão, além de outros profissionais da categoria que atuam tanto na sede, quanto na zona rural, que passaram suas vivências para os novos servidores terem uma noção de como será o trabalho. O prefeito Marcelo Pedreira e o secretário Tiago Mendonça também participaram da capacitação e entregaram os certificados aos participantes.


A contratação de novos agentes atende ainda a uma reivindicação antiga da categoria e foi decidida após muito diálogo entre o prefeito, o secretário de Saúde e os servidores.

CRUZ DAS ALMAS: Comunidade católica está em festa pela implantação da Diocese

Domingo (28) será muito mais que um dia comum, será a concretização de um sonho de mais de 40 anos: a instalação da diocese de Cruz das Almas.

Foram intensas reuniões, campanhas e mais campanhas para a construção da residência/palácio episcopal, cúria diocesana, reforma do altar da matriz que neste domingo também torna-se Catedral e tantas outras.

O certo é que neste domingo às 10h o núncio apostólico estará em Cruz das Almas - Ba para a implantação da diocese e para empossar o 1° Bispo Diocesano Dom Antonio Tourinho Neto.
Será momento de muito júbilo e alegria para a Igreja do Recôncavo, da Bahia e do Brasil.


F: Portal Cruzalmense

"Tatu" e seu comparsa "Chapole" são presos por tráfico de drogas em Governador Mangabeira

Na tarde desta última quarta-feira (24), a guarnição da CIPE Litoral Norte, prendeu Lucas Cardoso Machado, popular “Tatu” e Idalmo Braga Doria dos Santos, popular “Chapole”, por envolvimento com tráfico de drogas em Governador Mangabeira. De acordo com informações da polícia, o fato ocorreu na Praça do Portão, quando Idalmo foi abordado e no meio da revista recebeu uma ligação em seu aparelho celular de seu comparsa Lucas, faando para ter cuidado por conta da ação da polícia no local. Após o ocorrido, a PM se dirigiu até a casa de Lucas, onde encontrou dezessete pinos de cocaína e quatorze buchas de maconha envolvida em papel laminado e um pacote de sacos plásticos transparentes, assim como três aparelhos de telefones celulares. Os acusados foram autuados em flagrante delito e estão custodiados à disposição da justiça.

Informações: DPC Luiz Castro Freaza

Anderson é assassinado no bairro Asa Branca; pai foi baleado de raspão

O pintor Anderson dos Santos Alves, 37 anos, que morava no bairro Caraíbas, foi assassinado a tiros por volta das 8h40 desta quinta-feira (25), na rua Primavera, bairro Asa Branca, em Feira de Santana.

Segundo informações, ele trafegava de carona em uma motocicleta conduzida pelo pai André Alves dos Santos, 63 anos, quando foram surpreendidos por dois homens em outra moto. Anderson foi atingido na cabeça, costas e braços e morreu no local, enquanto o pai foi baleado de raspão nas costas.

O idoso contou que ouviu barulhos e pensou que fosse algum pneu estourando, mas percebeu o filho caindo e os criminosos fugindo. De acordo com a família, Anderson foi advertido na semana passada ao ser flagrado fumando maconha.

Uma equipe da 65ª Companhia Independente (CIPM), comandada pelo sargento Cícero esteve no local para preservar o local que foi periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O levantamento cadavérico foi presidido pelo delegado Fabrício Linard.


F: Central de Polícia

Drogas e pistola furtada da PM de Sergipe são apreendidas em Feira de Santana

Agentes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana apreenderam drogas e uma pistola furtada da Polícia Militar de Sergipe. A operação aconteceu na tarde de ontem (24) no bairro Queimadinha.

O primeiro alvo dos policiais foi a residência de Ednaldo dos Santos, que, segundo as investigações, estava com uma pistola calibre ponto 40 que pertence à PM de Sergipe. Ednaldo não foi encontrado na residência dele, na Rua Espírito Santo, mas no imóvel os policiais apreenderam uma quantidade de maconha e um carregador de pistola calibre 380.

Já na rua Paraíba, Ednaldo foi encontrado na casa de um amigo, Astony Teque de Oliveira Santana. No local foram apreendidos três tabletes e 16 papelotes de cocaína, além de sete papelotes de crack e 150 buchas de maconha.

Em seguida, os investigadores foram para um terreno baldio, onde a pistola furtada da PM de Sergipe foi encontrada enterrada. A Polícia Civil está investigando como aconteceu o furto da arma e de que forma ela chegou às mãos de Ednaldo.

Os policiais encaminharam Ednaldo e Astony à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, assim como todo o material apreendido.


F: Central de Polícia

MURITIBA: Prefeitura divulga grade oficial da edição 2018 da Festa do Bonfim

A Prefeitura Municipal de Muritiba divulgou na manhã desta terça-feira, 23 de janeiro, a programação da Festa do Bonfim 2018. O evento começa nesta sexta-feira, 26 de janeiro e vai até dia 5 de fevereiro.

Uma programação falsa havia sido divulgada e compartilhada em redes sociais e grupos no WhatsApp. A grade fictícia tinha erro nas datas e bandas que não existiam mais.

Confira a programação oficial

26/01 – Sexta-feira

Apresentação de filarmônica

27/01 – Sábado

20h – Samba de Criolo
22h – Dann Silveira
00h – Estakazero
02h – Kart Love

28/01 – Domingo


12h – Filhos do Paraguai
14h – Filhos do São Francisco
16h – Sem Intenção
20h – Nosso Som
22h – Sanfona Deitada
00h – Saiddy Bamba

29/01 – Segunda-feira


20h – Conceito Articulado
21h – Top do Arrocha
22h – Oh Xokkyz
00h – César Brasil

30/01 – Terça-feira

20h – Soraia Oliveira
22h – Sinho Silva
00h – César Brasil

31/01 – Quarta-feira
20h – Doce Zabumba
22h – O Rastro
00h – Ariel Santos

01/02 – Quinta-feira


20h – Só Improviso
21h – Willita
22h – Topete
00h – Brotou Samba

02/02 – Sexta-feira


20h- Sonhos Luminosos
22h – Força Rasta
00h- Ph 10
02h – Supresinha

03/02 – Sábado


21h – Lore Improta
22h – Sambarere
00h – Papazonni
02h – Daniel Vieira

04/02 – Domingo


12h – Filhos de Nagô
14h – Filhos da Barragem
16h – Filhos do Caquende
18h – Vem Sambar
20h – Ney Talles
22h – Amanda Santiago
00h – Hiago Danadinho
02h – Xê Balada

05/02 – Segunda-feira


18h – Reginaldo Araújo
19h – Val Santos
20h – Jeane Real
21h – Serginho e a Rapaziada
23h – Denni (Ex Timbalada)

"Palito" é presa por vender drogas em casa

A traficante Valdeci Passos, a “Palito”, foi presa em flagrante, nesta quarta-feira (24), por policiais da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Barreiras. Mais de 60 porções de cocaína e oito de maconha, já embaladas para venda, além de uma balança de precisão e cadernos com anotações do tráfico foram apreendidos na casa dela.

Segundo o delegado Filipe Madureira, da 11ª Coorpin/Barreiaras, as investigações conduzidas pela unidade, que começaram há dois meses, indicavam que Palito comercializada a droga em sua própria residência, no no centro daquela cidade. 
“Solicitamos um mandado de busca e apreensão a Justiça, que foi deferido, e o cumprimos nesta manhã”, explicou o delegado.

As drogas apreendidas foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde serão periciadas. Já Valdeci, autuada em flagrante por tráfico de drogas, está à disposição da Justiça.

S.A. DE JESUS: HRSAJ promove Simpósio de Atualização Contra Febre Amarela e Malária

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) promoveu, nesta terça-feira (23), o Simpósio de Atualização Contra Febre Amarela e Malária, doenças transmitidas pela picada de um mosquito infectado

A reunião teve como objetivo agregar informações acerca das doenças epidemiológicas devido as suas gravidades clínicas. De acordo com o diretor médico da unidade, Wedner Costa, a ideia foi chamar atenção para a importância da prevenção, notificação, diagnóstico e tratamento adequados, além de abordar formas de controle e investigação de casos suspeitos.

O evento, ministrado pela médica Lívia Araújo, contou com a participação da sanitarista Rita Sauer, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e teve como público alvo os profissionais de saúde do hospital, incluindo médicos e residentes, além de representantes da Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus, do Núcleo Regional de Saúde e Conselho de Saúde do município.

Para a conselheira de saúde Suely Nolasco Terra, a palestra teve grande importância para a atualização destes profissionais. 
“Tanto a febre amarela quanto a malária se confundem com doenças mais simples, então tem que ter muito cuidado para que as pessoas não fiquem apavoradas, achando que estão com a doença. Desta forma, os profissionais de saúde estão preparados e atualizados para receber a demanda caso aconteça alguma confirmação das doenças aqui em Santo Antônio de Jesus e nas cidades circunvizinhas”, afirmou.

Vale lembrar que uma pessoa não transmite febre amarela diretamente para outra. Para que isto ocorra, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus ter se multiplicado, pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado. Os principais sintomas são dores de cabeça e no corpo, febre alta, olhos e pele podem ficar amarelados.