Cinco baianos vencem torneio mundial da NASA, um deles de Amargosa

Cinco estudantes baianos venceram o torneio Nasa Space Apps Challenge 2019, realizado simultaneamente em 230 cidades de 80 países, em 20 de outubro do ano passado, com a participação de 29 mil pessoas. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (22), pela Agência Espacial Americana (NASA).

A equipe Cafeína, formada pelo estudante de Engenharia Química, Ramon de Almeida, 22 anos, pelos alunos de Administração Antonio Rocha, 18, Pedro Dantas, 19, e Genilson Brito, 18, e pelo futuro analista e desenvolvedor de sistemas, Thiago Barbosa, 23, usou como base o Gerador de Van Der Graff para desenvolver um mecanismo que possa atrair e captar resíduos plásticos nos oceanos.

Como premiação, os jovens irão conhecer o Nasa Kennedy Space Center, que fica no estado da Flórida, nos Estados Unidos e ter a oportunidade fazer a apresentação do projeto.

Os estudantes disputaram o primeiro lugar entre 2.076 projetos, na primeira etapa. O objetivo do grupo é tentar retirar os resíduos plásticos que podem ser ingeridos por animais marinhos.

A representante oficial do Nasa Space em Salvador, Leka Hattori, comemorou a vitória histórica, que veio já no segundo ano de realização do evento na Bahia.

“Eu já estava comemorando estarmos entre os 30 melhores do mundo, mas chegar a esse resultado em tão pouco tempo é, sem dúvida, uma grande conquista para mim, minha equipe, para o ecossistema baiano, todas as empresas e instituições que apoiaram o evento, os mentores, palestrantes, jurados e, principalmente, os jovens da equipe Cafeína, que vão levar o nome da Bahia para o mundo através da ciência e empreendedorismo”, disse Leka.

“Este resultado nacionalmente também impacta, pois São Paulo também teve uma equipe vencedora. No total são 6. O ecossistema nacional como um todo foi impactado”, completa.

Hackathon em Salvador
Em 2019, além da equipe Cafeína, mais 29 equipes participaram do hackathon em Salvador, chegando a cerca de 200 competidores, dos 520 inscritos na primeira etapa do evento. A meta inicial para 2020 era chegar a 500 pessoas disputando os primeiros lugares.

A expectativa da Nasa Space na Bahia é de que o número de participantes na próxima edição dobre após a vitória no mundial. Na edição realizada em outubro do ano passado, as equipes receberam o suporte de 5 palestrantes, 20 mentores e cinco professores de inglês para interpretar os dados da Nasa disponibilizados para consulta durante a competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário