Feira de Santana confirma 17 casos de covid-19; em toda Bahia chega a 217 casos

A Bahia registra 217 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 3,7% do total de casos notificados. Até o momento, 1393 casos foram descartados e houve dois óbitos, ambos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (31). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 42 encontram-se internadas.
Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Dentre os casos confirmados, 54,38% são do sexo masculino e 45,62% do sexo feminino. O coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (3,44), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.

Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2
Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:
1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;
3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas.

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.

Cervejaria dá férias para 10 mil funcionários; medida atinge fábrica em Alagoinhas

O Grupo Petrópolis anunciou, nesta segunda-feira (30), férias para cerca de 10 mil dos seus funcionários, justificando pela queda de consumo de cerveja no país, devido ao fechamento de bares e restaurantes. A medida praticamente suspende as atividades na fábrica da empresa em Alagoinhas. Segundo a empresa, o objetivo inicial é “garantir os empregos da companhia nesta fase de prevenção ao Covid-19”.

Com os estoques em alta, a produção será feita seguindo o cronograma das linhas de envase de cada fábrica.  No momento, a empresa tem produto suficiente para o atendimento aos supermercados e pontos de venda que seguem abertos.

A cervejaria conta com sete unidades fabris em Alagoinhas, Boituva-SP, Bragança Paulista-SP, Itapissuma-PE, Petrópolis-RJ, Teresópolis-RJ, e Rondonópolis-MT, além de mais de 180 unidades de distribuição espalhadas pelo país.

“Todas as iniciativas cumprem rigorosamente os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades federais, estaduais e municipais, e reforçam o compromisso do Grupo Petrópolis na luta contra a disseminação do vírus Covid-19 e o respeito com seus colaboradores, consumidores e com o país”, disse a empresa, em nota oficial.


F: Se Liga Alagoinhas/Bahia Notícias

UFRB transforma álcool 99,5% em 70% para atender demanda de Amargosa contra Covid-19

O Laboratório de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Campus Amargosa, está trabalhando na transformação de álcool 99,5% em álcool 70%, para atender às necessidades emergenciais da Secretaria de Saúde de Amargosa, na prevenção ao novo coronavírus. Já foram entregues 96 litros do produto.

O álcool 70% serve para a higienização das mãos das pessoas, eliminando o risco de contágio com o novo coronavírus. Por ter essa utilidade, o produto logo se esgotou em farmácias e comércios por todo o país.

O doutor em química Gerônimo Lopes Lima, que está à frente do processo no Centro de Formação de Professores (CFP), atendeu ao pedido de pessoas do grupo de risco – diabéticos, asmáticos e/ou com pressão alta – e de pessoas com parentes acamados, que lhe procuraram para transformar álcool 99,5% em álcool 70%.

Gerônimo utiliza dois destiladores de água no processo de transformação do produto, do álcool 99% em grandes concentrações, até se chegar ao 70%. Todas as etapas são monitoradas e passam por medidas de segurança e higiene, de modo a haver padronização, regularidade e qualidade dos produtos disponibilizados aos solicitantes.

Segundo Gerônimo, cada caixa com 12 unidades (um litro cada) do álcool 99,5% se transforma em dezesseis unidades (um litro cada) de álcool 70%, com o processo concluso. O trabalho está sendo realizado desde o último dia 19 de março.

Primeiros pacientes já ocupam leitos no Hospital Fazendão

Os três primeiros pacientes já estão instalados no Hospital Fazendão, montado para dar apoio à rede de Saúde do Estado durante o período em que a pandemia de coronavírus está colocando em risco a vida de pessoas no mundo inteiro. O Centro de Treinamento Osório Villa Boas (Fazendão), que pertence ao Esporte Clube Bahia, está com 44 leitos clínicos prontos para receber pacientes de baixa complexidade, que não estejam contaminados com o coronavirus. A ocupação dos leitos está sendo feita por meio da Central Estadual de Regulação.

A diretora do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Pessoas com Deficiência (Cepred), Normelia Quinto, afirmou que os três pacientes que chegaram na sexta-feira (27), oriundos do hospital Octávio Mangabeira, estão estáveis. “Hoje nós já estamos preparados para receber mais cinco pacientes que serão encaminhados pela gestão de leitos dos hospitais”.

Segundo Normélia, que também dirige o Hospital Fazendão, a unidade conta com uma equipe de 130 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, seguranças e profissionais de higienização, setor administrativo, motorista de ambulância 24 horas, entre outros. Além dos 44 leitos, conta também com uma sala de parada, completamente equipada para o caso de haver alguma emergência entre os pacientes internados no Fazendão.

Normélia destaca que o hospital Fazendão não atende ao público em geral, não é uma unidade de portas abertas. “Aqui é uma unidade de retaguarda para liberar leitos em outros hospitais para pacientes crônicos. Os nossos pacientes são direcionados de outros hospitais, pela regulação”.

Anderson, Pablo e Francisco são mortos a tiros em Feira de Santana

Um adolescente de 17 anos foi morto a tiros nesta segunda-feira (30), por volta das 23h no condomínio Aeroporto I, bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana.

O corpo de Pablo Nascimento Lacerda foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), após levantamento cadavérico presidido pelo delegado Gustavo Coutinho.

Não há informação sobre a autoria e motivação do assassinato contra o menor, que morava na estrada velha do Rosário, mesma localidade onde ocorreu o crime.

Segundo crime
Por volta das 20h30 desta segunda-feira (30), foi assassinado com disparos de arma de fogo Francisco das Chagas Costa, 21 anos, no bairro Gabriela, em Feira de Santana. O homicídio aconteceu na rua Vamp.

Não há detalhes sobre a autoria e motivação do crime ocorrido próximo da residência da vítima, na 2ª Travessa Vamp. O delegado Gustavo Coutinho foi quem presidiu o levantamento cadavérico.

Outro crime
Mais cedo, às 14h30 a polícia registrou um assassinato no mesmo bairro e teve como vítima Anderson Campos Costa, 28 anos (sem foto).

Ele estava em frente a uma residência na rua História de Amor, quando foi atingido por vários tiros. Anderson morava no bairro Sobradinho.

Com informações da Central de Polícia

Feira registra dois homicídios nesta segunda-feira

Um jovem de 28 anos foi assassinado a tiros por volta das 14h30 desta segunda-feira (30), na rua História de Amor, bairro Gabriela, em Feira de Santana.

Segundo informações, Anderson Campos Costa estava em frente a uma residência quando foi atingido por vários disparos. Não há detalhes sobre a autoria e motivação do crime.

O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), após levantamento cadavérico presidido pela delegada Thiara Ramos Duarte.

SEGUNDO CASO
Elton Alves Farias, de 38 anos, morreu no final da manhã desta segunda-feira (30), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), após ser vítima de tiros na avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), bairro Calumbi, em Feira de Santana.

Segundo informações, ele foi surpreendido por desconhecidos na frente de uma oficina para caminhões e baleado na cabeça. Ainda foi socorrido, mas não resistiu. Não há detalhes sobre a motivação do crime.

Elton morava na avenida Ayrton Senna da Silva, bairro Papagaio.

A delegada Thiara Ramos Duarte foi quem presidiu o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

F: Central de Polícia

Corpo é encontrado dentro de cisterna, em São Gonçalo dos Campos

O Corpo de Bombeiros de Feira de Santana fez o resgate de um corpo encontrado na manhã desta segunda-feira (30), dentro de uma cisterna na localidade do Ouro Verde, proximidades do parque Maria Mineiro, zona rural de São Gonçalo dos Campos.

Segundo a polícia, a vítima foi identificada como Arcleidson da Silva Ferreira, também conhecido como ‘Keu’, de 25 anos, assassinado a facadas. Ainda de acordo com informações de populares, o jovem morava naquela mesma localidade.

A suspeita é que Arcleidson foi assassinado no Corredor dos Ferreiras e teve o corpo arrastado até a cisterna, que tem cerca de 30 metros de profundidade.

Após o resgate, o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana.

F: Central de Polícia

Secretário de Saúde lamenta morte por covid-19 na Bahia

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lamentou a segunda morte causada pelo coronavírus na Bahia. “Com muita tristeza uno-me aos familiares, amigos e profissionais do Hospital Aliança que travaram uma longa batalha pela vida de um paciente de 64 anos, previamente hígido, segunda vítima fatal do Covid-19 na Bahia. Era diabético e hipertenso, assim como muitos”, lamentou o secretário, através do Twitter. Até o final da tarde desta segunda-feira (30), a Bahia registrou 176 casos confirmados do novo coronavírus. Segundo a Sesab, 17 pessoas estão curadas.
F: Bn News

Bahia registra 156 casos confirmados de coronavírus

A Bahia registra 156 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 3,8% do total de casos notificados. Até o momento, 1388 casos foram descartados e houve um óbito confirmado. Trata-se de paciente do sexo masculino, 74 anos, residente em Salvador, que estava internado em hospital da rede privada, com comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (29). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.
Dentre os casos confirmados, 54,49% são do sexo feminino e 45,51% do sexo masculino. Foi registrado o primeiro caso confirmado em uma criança de 2 anos de idade, que encontra-se em bom estado de saúde. O coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,80) , indicando o maior risco de adoecer entre os idosos

Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2
Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:
1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;
3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas
Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.

Prefeitura de Cruz das Almas identifica suposto autor(a) de fake news e fará representação junto ao Ministério Público

Algumas pessoas estão aproveitando a quarentena para espalhar FAKE NEWS, nos grupos de WhatsApp. Mas a Procuradoria Geral do Município identificou o autor e adotará as medidas cabíveis, junto ao Ministério Público da Bahia (MP/BA). Mais uma vez o Executivo Municipal reforça para a população que todas as informações oficiais da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas estão nos meios de comunicação oficial do governo.

CACHOEIRA: Prefeito anuncia reabertura do comércio, mas com restrinções

Seguindo sugestão do Governo da Bahia, o comércio e a Feira Livre de Cachoeira voltam a funcionar a partir de segunda-feira (30/03). MAS COM RESTRIÇÕES! O funcionamento será das 8h às 16h, os estabelecimentos devem disponibilizar Equipamentos de Proteção Individual para os funcionários, reservar a primeira hora de funcionamento para atender idosos e pessoas com deficiência ou enquadradas em grupos de risco, evitar filas e fluxo de pessoas, garantir tempo mínimo de atendimento e disponibilizar álcool gel 70%.
A permissão NÃO se estende a bares, quiosques de praças ou particulares e estabelecimentos similares que comercializam bebidas alcoólicas. Informamos também que todos os órgãos públicos municipais retomam o atendimento ao público na próxima quarta-feira (01/04), das 7h às 12h.

CAMAÇARI: Radialista é internado em estado grave com suspeita de coronavírus

Um radialista com sintomas da Covid-19 está internado em estado grave no município de Camaçari (Região Metropolitana de Salvador), desde a última terça-feira, 24. Diabético, Tony Paulo que trabalha na Líder FM, segue na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Gleba A, mas ainda não foi submetido ao teste que identifica o novo coronavírus.

Tony foi internado após apresentar falta de ar, tosse e problemas pulmonares. De acordo com informações de familiares, a previsão é que o teste seja realizado entre este domingo, 29, e a segunda-feira, 30. A família do radialista cobra agilidade no teste devido ao estado de saúde frágil.

Outro ponto preocupante é a diabete, um dos principais fatores de risco para a letalidade do coronavírus. Popular em Camaçari, o radialista convive há anos com a doença.

F: Política Bahia

CASTRO ALVES: Prefeitura decide reabrir comércio após recomendação de Rui Costa

A prefeitura de Castro Alves, no Recôncavo Baiano, decidiu suspender, nesta sexta-feira (27), o decreto que determinava o fechamento do comércio no município. Segundo o prefeito Thiancle Araújo (PSD), a decisão está em acordo com a declaração do governador Rui Costa (PT), que afirmou não haver necessidade de impedir atividades comerciais em cidades sem casos confirmados do novo coronavírus.

Thiancle justificou a revogação do decreto em uma transmissão ao vivo, pelo Facebook. “O governador e o secretário de Saúde do estado disseram que a recomendação mais técnica era que, neste momento, não existindo caso confirmado de coronavírus na nossa cidade, a gente não tivesse a suspensão das atividades comerciais”, disse.

“Essa interrupção do comércio agora pode ser necessária mais na frente. Provavelmente, será. Então a gente precisa esperar o momento adequado para determinar essa suspensão. Porque, se amanhã ou depois, tiver a confirmação de um caso em Castro Alves, provavelmente a gente terá que suspender de forma ainda mais drástica as atividades comerciais, para evitar que a disseminação ocorra”, completou o prefeito.

Por outro lado, Thiancle decidiu manter a suspensão das aulas escolares no município. Segundo ele, nas escolas, há uma aglomeração de pessoas muito grande. “Se surgir um caso ali, aquelas pessoas irão transmitir para diversas outras”, explicou.

F: Mídia Bahia

CASTRO ALVES: Rosenildo é atingido por golpes de faca no Beco do Boi

Um homem identificado como Rosenildo Silva dos Santos, de 23 anos, sofreu uma tentativa de homicídio na tarde deste sábado (28). Segundo informações, Rosenildo foi atingido por golpes de faca por volta das 14h30 na região do Beco do Boi, em Castro Alves.

A vítima foi socorrida pelo SAMU/192 e encaminhada para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ).

O caso será investigado pela Polícia Civil. Só se sabe até o momento é tanto o agressor quanto a vítima são moradores de rua.

F: #ForteNoReconcavo

Bahia registra 127 casos confirmados de Covid-19

A Bahia registra 127 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 3,1% do total de casos notificados. Até o momento, 1380 casos foram descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (28). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 14 encontram-se hospitalizadas.

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Dentre os casos confirmados, 58,3% são do sexo feminino e 41,7% do sexo masculino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,98% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,37) seguida da faixa de 80 e mais (1,59), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.
Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2

Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:
1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;
3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.

Alba: Robinson apresenta Projeto de Lei que proíbe corte de água, luz, telefone e internet

Vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e deputado estadual, Robinson Almeida (PT-BA), apresentou à Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei N° 23.793, que proíbe, no período da quarentena, em decorrência da Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a interrupção de fornecimento de água, luz, telefone e internet, mesmo com inadimplência. A medida fica em vigor por até 60 dias. 

"Sabemos da dificuldade que todos estão passando neste período de quarentena. A economia está em crise por conta da Pandemia e o Projeto de Lei vai preservar os consumidores mais vulneráveis. Além disso, o fornecimento desses serviços é fundamental para manter as pessoas em casa", argumentou o parlamentar.

Ciretrans têm atendimento suspenso no estado

Em cumprimento aos decretos do Governo do Estado e de prefeituras, que determinam medidas de prevenção e contenção ao coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) suspendeu o atendimento nas 33 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), em municípios do interior, por tempo indeterminado.

Confira a relação das cidades onde estão localizadas as Ciretrans que deixaram de funcionar:

Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Brumado, Cachoeira, Camaçari, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Ipirá, Irecê, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Itaberaba, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

CRUZ DAS ALMAS: Sobe para 2 os casos suspeitos de covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, divulgou no início da noite desta sexta-feira (27), o Boletim com as últimas informações sobre o coronavírus no município. Atualmente são 2 casos suspeitos e 7 descartados. Os 2 pacientes com suspeitas de covid-19 já estão sendo acompanhados pela equipe epidemiológica do município. Os mesmos estão cumprindo quarentena domiciliar, além de isolamento social como forma de prevenção, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

De acordo com Boletim:


São 2 casos suspeitos

0 casos confirmados

7 casos descartados após exames laboratoriais.

Os exames são feitos na Lacen- Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia.

Bahia registra 123 casos confirmados de Covid-19

A Bahia registra 123 casos confirmados com coronavírus (Covid-19), o que representa 3% do total de casos notificados. Até o momento, 1240 casos foram descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira (26). Ao todo, 16 pessoas estão curadas. No momento seis pacientes se encontram hospitalizados.

Os casos confirmados estão distribuídos em 19 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,41%).

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Dentre os casos confirmados, 55,3% são do sexo feminino e 44,7% do sexo masculino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 23,58% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,15) seguida da faixa de 80 e mais (1,59), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2
Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:
1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;
3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.

RECÔNCAVO: Homem com covid-19 se hospedou com a família

O Antonius Imperial Hotel, localizado no centro de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, confirmou nesta sexta-feira (27/3) que um recente hóspede foi diagnosticado com o Coronavírus. Trata-se de um homem que deu entrada no hotel no último dia 19 desse mês, por volta das 18h50, e se hospedou junto com a mulher e uma filha. A família deixou o estabelecimento (checkout) no dia seguinte, 20, por volta das 9h. De acordo com o hotel, o hóspede, que não teve o nome divulgado, está internado em um hospital de Itabuna.

Em nota divulgada à imprensa, a direção do Hotel Antonius esclareceu que a informação foi comunicada e confirmada ontem, quinta-feira (26/3), pela Vigilância Sanitária do município.

No texto a direção do hotel reforça que interrompeu temporariamente as atividades na quarta-feira, 25, por conta da baixa demanda e os funcionários férias coletivas.

O hotel salienta que desde o início da pandemia executou um protocolo de limoeza e higiene dos apartamentos e áreas comuns do estabelecimento.

Após a confirmação , os colaboradores estão recebendo visita domiciliar da equipe da Vigilância Sanitária e da Secretreaia Municipal de Saúde. e permanecem em quarentena até o própximo dia 3 de abril.

F: Andaiá FM

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação às postagens politiqueiras e irresponsáveis de setores da oposição em relação à folha dos salários dos servidores, viemos esclarecer o seguinte:

- O governo passado, sem nenhuma transparência, sem licitação, renovou o contrato com a Caixa Econômica Federal por cerca de 1,1( hum milhão e cem mil reais), muito abaixo do que seria o valor merecido pelo município;

- O Governo do Povo, atendendo as recomendações dos órgãos de controle e preservando os princípios da transparência, realizou licitação, garantindo mais do que o triplo do valor realizado pelo governo do grupo de oposição, cerca de 3,4 milhões ( três milhões, trezentos e quarenta e cinco mil reais).

- Os recursos serão depositados na conta da prefeitura 30 dias após assinatura do novo contrato, que será assinado no próximo mês de abril.

- O Governo do Povo, ao contrário da falta de transparência da oposição, que ninguém sabe onde foi utilizado o dinheiro, utilizará o recurso, prioritariamente, para as pastas da saúde, assistência social, serviços públicos e combate ao COVID-19.

A população sabe muito bem que não dá para medir nosso governo pela falta de ética da oposição.

Prefeito Orlandinho

Embasa atende o pedido do radialista Edgar Henrique e do Deputado Eduardo Sales, e suspende corte de água de clientes com tarifa social

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) suspendeu o corte do fornecimento dos serviços para os clientes inadimplentes enquadrados na Tarifa Social. 

O pedido foi feito pelo deputado estadual Eduardo Salles (PP) por sugestão do radialista, advogado e vereador do município de Governador Mangabeira-BA, Edgar Henrique, que início, na última segunda-feira, dia 23/03, fez em seu programa de radio, "Fala Recôncavo - Rádio Excelsior - 105.1 FM, uma campanha pedindo apoio da classe política para evitar que a EMBASA fizesse o corte e água de famílias carentes durante a crise do corona vírus.

Em resposta ao apelo, na tarde do dia 26/03, o pedido foi deferido pelo  secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, por causa da urgência sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus.

A companhia afirmou que vai continuar a acompanhar a evolução da doença, conforme a orientação do governo do Estado, e avaliará a necessidade da adoção de medidas adicionais.

A Embasa suspendeu o atendimento presencial na maioria das unidades, em função das restrições impostas para evitar a propagação da doença, mas os cidadãos podem acioná-la pelo telefone 0800 055 5195, pela Agência Virtual ou pelo aplicativo para celulares.

RECÔNCAVO: Comportas de Pedra do Cavalo não serão mais abertas

A Votorantim Energia, prezando sempre pela transparência, informa que de acordo com a orientação do INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), não haverá mais necessidade da abertura das comportas da UHE Pedra do Cavalo.

É importante destacar que esse fato não compromete a segurança e operação e, que esta condição não muda a operação da Barragem que segue classificada como “Normal”. A Votorantim Energia segue 
monitorando a situação e trará atualizações caso ocorram mudanças no cenário operativo.

Prefeitura de Maragojipe está entregando mais de 700 cestas básicas, contemplando alunos das creches municipais

A Prefeitura de Maragojipe, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a entrega, nesta quinta-feira (26), de cestas básicas para famílias de alunos das creches municipais.

Serão contemplados alunos das creches do Município, sendo elas localizadas na sede e nos distritos. 

A entrega está sendo realizada na Creche Luís de Souza Santos (sede), Creche Sementes do Paraguaçu (distrito Coqueiros), Creche Igor Seixas (distrito de Nagé), Creche Germana Inês (distrito de São do Paraguaçu), Creche Iêda Barradas (comunidade de Ponta de Souza) e Creche Deus Menino (distrito de Guapira). 

A iniciativa da Prefeitura é garantir a alimentação das crianças e familiares devido ao momento de distanciamento social em decorrência da pandemia do coronavírus, uma vez que a merenda escolar configura a principal refeição para parcela das crianças vulneráveis do Município de Maragojipe.

Dr Edgar Henrique e Deputado Eduardo Sales solicitam suspensão do corte de água durante pandemia do Covid-19

O radialista Dr Edgar Henrique, solicitou junto ao Deputado estadual Eduardo Sales (PP), que articulasse junto ao Governador da Bahia, Rui Costa (PT), uma medida emergencial para proibir a EMBASA de efetuar cortes no fornecimento de água das de famílias carentes durante esse período de crise imposta pela pandemia do coronavírus.

Edgar Henrique, que também é advogado, na região do Recôncavo Baiano, e vereador no município de Governador Mangabeira - BA, na última segunda-feira (23), em seu programa de rádio: "Fala Recôncavo", que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 06 as 08 horas da manhã pela Rádio Excelsior Recôncavo 105.1FM, da cidade de Cruz das Almas - BA, iniciou uma campanha junto a classe política baiana, para evitar que pessoas carentes que estão ficando sem renda por não poderem  trabalhar em razão da quarentena imposta pelo combate ao COVID-19, tenham seu fornecimento de água suspenso pela EMBASA por falta de pagamento.

O apelo do vereador recebeu o apoio do deputado estadual, Eduardo Sales, que na manhã desta quinta-feira (26), entrou no ar, durante o programa de Dr. Edgar, e informou que já protocolou requerimento junto à Secretaria de Infra-estrutura Hídrica do Estado da Bahia, a qual já sinalizou positivamente por meio do secretário do órgão, Leonardo Góes, para neste primeiro momento, estudar uma forma de proibir o corte do serviço de água e esgoto, e até, quem sabe, viabilizar a isenção da tarifa para os usuários de baixa renda.

"Vamos beneficiar em torno de 300 mil famílias carentes baianas, e é a prova de como a classe política pode se unir para dar respostas efetivas contundentes em favor do povo. Agradeço ao deputado e ao Governo do Estado pela atenção. Deixo meu programa de rádio a disposição da população e dos governos municipais e estaduais como mais uma ferramenta de combate ao coronavírus", disse o pré candidato a prefeito Edgar Henrique.

Por: Portal Cruzalmense

COVID-19: Maia diz que auxílio para trabalhador informal pode ser elevado de R$ 200 para R$ 500

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse nesta quinta-feira (26) que o valor do auxílio mensal a ser pago aos trabalhadores autônomos, informais e sem renda fixa durante a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus pode ser elevado para R$ 500. O valor consta de um projeto de lei que deve ser votado pela Câmara nesta quinta.

Em entrevista no Câmara, Maia também defendeu que a prioridade neste momento não é "o impacto fiscal", ou seja, a queda de arrecadação do governo devido à crise gerada pela epidemia. Para o presidente da Câmara, o mais importante é dar condições para que os brasileiros consigam passar pele crise.

"Eu entendo a posição do governo, claro. O governo ainda trabalha, do meu ponto de vista, sem nenhuma crítica, apenas uma análise, na questão do impacto fiscal, que eu acho que nesse momento não é a questão mais importante. A questão mais importante é a gente conseguir segregar as nossas decisões para o ano de 2020, que elas não sejam permanentes" , disse Maia.

Auxílio de R$ 500
Na semana passada, o governo propôs um plano de auxílio que previa o pagamento de R$ 200 para esses trabalhadores. Nesta quarta (25), o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse que o valor poderia ser elevado para R$ 300.

"O que a gente tem entendido é que a proposta do governo é muito pequena diante do que a população brasileira precisa", afirmou Maia a jornalistas durante entrevista na Câmara.

"O que está se construindo é um valor da ordem de R$ 500, é o que o parlamento está trabalhando", acrescentou.

Segundo Maia, o impacto financeiro do pagamento dos R$ 500 durante três meses será da ordem de R$ 10 bilhões a R$ 12 bilhões.

"A nossa opinião é que esse valor vai gerar um impacto a mais de R$ 10 bilhões, R$ 12 bilhões. Mas em relação ao que o Brasil precisa investir, garantir à sociedade brasileira, é muito pouco", disse.

F: G1

TCM suspende licitações em Cabaceiras do Paraguaçu, Cansanção, Esplanada e Itarantim

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já deferiram, em decisão monocrática, desde segunda-feira (23), quatro liminares suspendendo processos licitatórios realizados pelas prefeituras de Cabaceiras do Paraguaçu, Esplanada, Cansanção e Itarantim.

Os conselheiros da corte de contas consideraram que em todos os pedidos estavam presentes o “fumus boni juris”, ou seja, a possibilidade que o direito pleiteado exista no caso concreto, e o “periculum in mora”, que se caracteriza pelo risco de decisão tardia, resultando em dano de difícil reparação.

Cabaceiras do Paraguaçu e Cansanção
Em Cabaceiras do Paraguaçu, o pedido de cautelar em medida liminar foi acatado em denúncia formulada pela empresa “Prime Consultoria e Assessoria Empresarial” contra o prefeito Abel Silva dos Santos (PTB). A empresa apontou a existência de suposta irregularidade no Edital do Pregão Presencial nº 004/2020, que tem como objeto a “contratação de empresa para fornecimento de cartão e ticket combustível para fins de abastecimento da frota de veículos da prefeitura”. Segundo o denunciante, o edital contém exigência ilegal, que “certamente direcionará o certame a apenas uma empresa do mercado, tal condição se refere quanto a exigência de ticket de papel, em conjunto com o fornecimento de cartões magnéticos”.

O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, considerou que a exigência de tickets impressos resultará, de forma inequívoca, em restrição à competitividade, na contramão da finalidade da licitação, de ampliar, sempre que possível, o número de participantes, com vistas à obtenção dos melhores preços. Além disso, considerou que na exigência de ticket combustível em papel não é possível se ter o gerenciamento no abastecimento da frota, o que fragiliza o controle contra eventuais esquemas de fraude. A mesma empresa apresentou pedido semelhante contra o Pregão Eletrônico nº 010/2020, realizado pela Prefeitura de Cansanção, que também foi suspenso.

Esplanada
No município de Esplanada, o processo licitatório suspenso – Pregão Presencial RP nº 006/2020 – também envolveu o fornecimento/prestação de serviços de ticket combustível em papel, destinados ao abastecimento de combustíveis e lubrificantes aos veículos pertencentes à frota que compõem as diversas secretarias do município. O conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, que também relatou o processo, manteve seu entendimento – de que implica restrição de competitividade diante da exigência, em caráter de exclusividade, de tickets impressos.

Itarantim
Já em Itarantim, o conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza deferiu a cautelar para suspender do Pregão Presencial para Registro de Preços nº 013/2020, cujo o objeto é a contratação de empresa especializada para o fornecimento de peças, pneus e baterias para veículos leves, picapes, veículos pesados e máquinas pesadas; bem como a contratação de serviços para manutenção dos referidos veículos, incluindo os serviços de balanceamento, alinhamento e renovação de pneus dos veículos que atendem as demandas do município de Itarantim.

A medida cautelar foi solicitada em denúncia oferecida pelo advogado Fernando Symcha de Araújo Marçal de Vieira (OAB/SC nº 56.822), que se insurgiu contra o critério adotado para escolha das propostas vencedoras, qual seja, o menor preço por lote, em detrimento do menor preço por item, como determina o art. 15, IV, e o art. 23, § 1º, da Lei nº 8.666/1993. Além disso, de acordo com o denunciante, a prefeitura de Itarantim não demonstrou nem justificou o possível prejuízo caso adotasse “menor preço por item” como critério de seleção da proposta.

Indeferimento
Em contrapartida, o Tribunal de Contas dos Municípios indeferiu o pedido de cautelar em medida liminar em relação a denúncias formuladas contra o Pregão Presencial nº 008/2020 da prefeitura de São Gabriel; Pregão Presencial nº 004/2019 da prefeitura de Itagi; Pregão Presencial nº 024/2020 da prefeitura de Jussiape; Pregão Presencial nº 011/2020 da prefeitura de Iramaia; e o Pregão Presencial nº 003/2020 da prefeitura Rio do Antônio.

Prefeitura de Cruz das Almas entrega 5,5 toneladas de alimentos para famílias em situação de vunerabilidade social

Entre os dias 22 e 26 de março do ano em curso, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e do Trabalho e Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, distribuiu 5,5 toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar. Cerca de 250 famílias do município em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas através das políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação faz parte do Programa Cruz Mais Forte, que visa criar oportunidades e fortalecer e agregar valor à agricultura familiar. 

O PAA tem o objetivo de incentivar a agricultura familiar no município comprando alimentos produzidos pelos agricultores e os destinando às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Durante esse momento difícil que o país se encontra, causado pelo Coronavírus, o Governo do Povo tem se empenhado em desenvolver ações para beneficiar, principalmente, as pessoas que mais necessitam do poder público.

Sesab confirma 9 casos de coronavírus em Feira de Santana e 108 casos por toda Bahia

A Bahia registra 108 casos confirmados com coronavírus (Covid-19), 1.082 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até as 17 horas desta quinta-feira (26). A boa notícia é que, do total de casos, 16 estão curados, sendo dois no dia de hoje. Entre eles, uma mulher de 95 anos, que estava hospitalizada.

Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (01); Barreiras (01); Brumado (01); Camaçari (01); Canarana (01); Conceição do Jacuípe (01); Conde (01); Feira de Santana (09); Ilhéus (01); Itabuna (02); Jequié (01); Juazeiro (02); Lauro de Freitas (05); Porto Seguro (10); Prado (02); Salvador (63 casos, sendo 60 residentes na capital, 1 residente em Mossoró RN, 1 São Paulo e 1 Miami); São Domingos (01); Teixeira de Freitas (01) e 4 estão em investigação sobre o local de residência e infecção. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Além dos 16 casos curados, a Bahia possui 51 pacientes em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato, sete pacientes encontram-se hospitalizados, sendo todos em Salvador, e 34 estão em investigação epidemiológica junto aos municípios.

Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2

Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:
1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;

3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.