CRUZ DAS ALMAS: Prefeitura reabre Centro Especializado em Reabilitação

Na manhã desta quarta-feira (07), o prefeito Ednaldo Ribeiro e o vice-prefeito, André Eloy, reabriram o Centro Especializado em Reabilitação (CER). A unidade funciona ao lado do Ambulatório Municipal e atende pacientes que necessitam de reabilitação com fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, assistência social, psiquiatria, neuropsicopedagogia e neuropediatria.

O CER, que estava fechado desde o início da pandemia de covid-19, foi totalmente requalificado. Equipamentos que estavam danificados passaram por manutenção e, agora, podem servir aos pacientes.

Durante a fala de reabertura, o prefeito antecipou planos para melhorar os serviços de saúde do município. “Ainda há muito trabalho a ser feito. Vamos continuar lutando pelo bem-estar da população. No futuro, pretendemos construir um novo espaço para o CER, com instalações maiores e mais adequadas para um atendimento de excelência. Assim, poderemos trabalhar para que o IPER volte a funcionar como hospital”, assegurou.
Apesar dos problemas encontrados aqui, a Prefeitura é sensível com a população que necessita de reabilitação. É um serviço carente aqui na comunidade e muitas pessoas precisam do atendimento”, afirmou o Secretário de Saúde, Sandro Borges. Ele destacou ainda que a Prefeitura custeou com recursos próprios o funcionamento do centro.

Nosso empenho é para garantir que os pacientes tenham acesso a um atendimento de qualidade, com a certeza de que a gestão municipal vai melhorar ainda mais o serviço”, reforçou o vice-prefeito, André Eloy.

A coordenadora do CER, Elma Nascimento, ressaltou a importância de o município disponibilizar esses serviços especializados tanto para os cruzalmenses quanto para moradores de cidades próximas. “Nosso público cresceu bastante porque além dos problemas crônicos e degenerativos e o envelhecimento natural da população, estamos enfrentando a questão dos pacientes pós-covid. Mesmo depois de curadas, algumas pessoas apresentam sequelas respiratórias ou motoras, por causa do período que ficaram internadas e acamadas”, explicou.

Durante o tempo em que o CER estava fechado para requalificação, profissionais da Famam em parceria com a Secretaria de Saúde faziam o acompanhamento de 60 pacientes através de teleatendimento. Agora esses pacientes poderão voltar a frequentar a unidade, adotando todos os cuidados de proteção contra o coronavírus.

Ao todo, são cerca de 20 profissionais da equipe técnica e de apoio para atender o público.

O Centro Especializado em Reabilitação também oferece acompanhamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com triagem no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário