Embrapa integra delegação brasileira em conferência sobre fitossanidade em Londres

De 21 a 23 de setembro, o pesquisador Francisco Laranjeira, chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, representou a Embrapa na International Plant Health Conference, evento sobre fitossanidade em Londres. A convite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Laranjeira compôs a delegação brasileira e apresentou na quinta-feira (22), no painel sobre manejo integrado de pragas, resultados referentes ao trabalho com Huanglongbing (HLB) dos citros, realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura em conjunto com autoridades de defesa agropecuária, em que são usadas rotas sentinelas e Áreas Regionais de Manejo (Armas) .
Além de Laranjeira, a delegação brasileira no evento foi formada por Graciane Castro, Carlos Goulart, Erika Mangili, Edilene Cambraia, todos da área de sanidade vegetal do Mapa. Goulart fez exposição na quarta-feira (21) sobre o trabalho relacionado a pragas de maior risco fitossanitário ao Brasil, desenvolvido pelas autoridades de defesa agropecuária, em parceria com a Embrapa.

A raça 4 de Fusarium, praga da bananeira ainda ausente no País e alvo de diversos trabalhos desenvolvidos pela Embrapa, foi mencionada no evento como uma das pragas mais relevantes do mundo por Martin Kropff, diretor-global do Grupo Consultivo sobre Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR). Jingyuan Xia, diretor de produção e proteção de plantas da FAO, também ministrou palestra sobre o assunto. O ministro do Ambiente, Alimentos e Questões Rurais do Reino Unido, Richard Benyon, abriu a conferência.

F: Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215)

Nenhum comentário:

Postar um comentário