Primeiro registro de cultivo da soja no Brasil foi no município de Cruz das Almas em 1882

A soja tem como centro primário de origem o nordeste da China. Diversos autores citam a soja como uma planta de interesse socioeconômico desde 5.000 anos a.C. Porém, o único registro com fundamentação científica, que encontramos na literatura, indica que ela passou a ser cultivada entre 1100 e 841 a.C.

Até o século XVI a soja permaneceu restrita à Ásia. Sua introdução oficial no Ocidente ocorreu em 1712, em cultivos experimentais na Europa. A soja alcançou os Países Baixos antes de 1737, quando Lineu a descreveu. Em 1739, sementes de soja, enviadas pelos missionários que estavam na China, foram plantadas no Jardin des Plantes, em Paris.

O primeiro cultivo de soja nos Estados Unidos ocorreu na Geórgia, em 1765, onde foi testada no sistema oficial de pesquisa do USDA a partir de 1878. Naquele país, diferentes usos foram aventados para a soja, como silagem, feno ou adubo verde.

Em 1922, a Companhia Staley construiu a primeira grande planta de processamento de soja em Decatur, Illinois. Em 1930, foi criada a NSPA - National Soybean Processors Association, somando-se aos esforços da American Soybean Association (ASA), que já havia sido constituída há 10 anos, com a finalidade de promoção do cultivo e uso da soja.

Chegou no Brasil

O primeiro registro do cultivo de soja no Brasil é atribuído a Gustavo D´Utra, em 1882, em Cruz das Almas (BA). A introdução não foi bem-sucedida, porque as cultivares de soja da época eram adaptadas exclusivamente a climas frios ou temperados.

Em 1891, foram realizados testes de cultivares de soja no Instituto Agronômico de Campinas para utilizá-la como forrageira. No início do século XX, o IAC distribuiu sementes de soja para pecuaristas paulistas.

Entrementes, a soja no Brasil somente teve amplo êxito comercial quando introduzida no Rio Grande do Sul, em clima subtropical. Em 1901, foi publicado o primeiro estudo com soja, pelo Prof. Guilherme Minssen, do Liceu Rio-Grandense de Agronomia.

produtividade, partindo de 1.127 kg/ha em 1960 e atingindo 3.508 kg/ha em 2023.

Deus colocou a soja na China. Mas ela descobriu seu paraíso no Brasil. Em nosso país a soja se sente em casa, muito à vontade, 100 anos depois do primeiro cultivo comercial oficial.

E se você quiser saber mais, baixe o livro “ A saga da soja: de 1050 a.C. a 2050 d.C.” no endereço
 https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/220999/1/ID-38839-Livro-Saga-da-Soja-versao-web.pdfÉ grátis!

O autor é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja, membro do Conselho Científico Agro Sustentável, da Academia Brasileira de Ciências e do Comitê Estratégico Soja Brasil.

Informações da Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário