Estudante da UFRB sofre acidente no banheiro feminino e alega não ter assistência por parte da instituição

Uma estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) entrou em contato com a nossa reportagem para nos relatar sobre um incidente ocorrido no banheiro feminino do pavilhão 2. Segundo informações da vítima, o fato ocorreu na última quinta-feira, dia 12, onde a mesma relata que uma das divisórias do banheiro feita em pedra de mármore caiu sob a sua perna causando-lhe uma lesão. Ainda segundo a universitária, a universidade não lhe deu nenhum suporte. Como resposta, disse que a instituição não tem protocolo para esse tipo de situação. "Na hora de prestar socorro a cadeira de rodas da unidade estava com o pneu furado, ainda o motorista da universidade se recusou a me levar pra UPA. Tive que esperar cerca de cinquenta minutos pelo SAMU. Estou tendo que custear todos os medicamentos, consultas e exames", completa a estudante.

A respeito deste caso, a universidade não se manifestou até o fechamento desta matéria.
Já na tarde desta quarta-feira, dia 18, um calouro deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após ter sido vítima de um trote violento. O jovem natural de Muritiba passou mal no campus da universidade de Cruz das Almas durante um trote violento entre calouros. O mesmo ficou de ser transferido para o HRSAJ-Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Sobre este incidente, a Reitoria se manifestou por meio de Nota informando que presta apoio ao estudante e à sua família. Ainda conforme a Nota, a universidade possui uma politica clara contra trotes universitários.

Veja abaixo a integra da Nota de Esclarecimento emitida pela Reitoria da UFRB

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público manifestar sua profunda preocupação em relação ao incidente ocorrido durante um trote no Campus de Cruz das Almas, que resultou em um estudante passando mal. Nossa prioridade é garantir a segurança e o bem-estar de todos os(as) nossos(as) estudantes, e, por isso, estamos prestando apoio ao estudante e à sua família neste momento delicado.

Reiteramos que a UFRB possui uma política clara contra trotes universitários, conforme estabelecido pela Portaria 73/2006, que proíbe qualquer atividade que envolva práticas abusivas, constrangedoras ou que coloquem em risco a integridade física e emocional dos(as) estudantes. É fundamental que todos(as) os(as) integrantes da comunidade acadêmica respeitem essas diretrizes, promovendo um ambiente de acolhimento e respeito.

Agradecemos a compreensão de todos(as) e nos colocamos à disposição para prestar o suporte necessário aos(às) nossos(as) estudantes. Reforçamos o compromisso da UFRB com uma cultura de respeito e inclusão, onde a vivência universitária seja sempre positiva e enriquecedora.

Cruz das Almas, 18 de setembro de 2024.

Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário