Conheça os representantes eleitos do primeiro Conselho Municipal de Cultura de Cruz

O Conselho Municipal de Cultura teve seus primeiros representantes eleitos na manhã desta sexta-feira (19). Organizada pela Prefeitura de Cruz, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a votação aconteceu de forma presencial na Praça CEU, no bairro Miradouro, e foi aberta aos fazedores de cultura e à comunidade cruzalmense.

Essa é a primeira vez que Cruz das Almas contará com um Conselho de Cultura ativo. Na oportunidade, foram escolhidos seis representantes da sociedade civil, sendo três titulares e três suplentes, indicados por organizações e entidades culturais. No segmento técnico-artístico (que inclui teatro, circo, dança, artes visuais, fotografia, arte digital, artes plásticas, música, livro, leitura e literatura, audiovisual, games, moda, design e artesanato), foi eleita a Associação Filarmônica Lira Guarany, representada por Jorge da Silva Rebouças (titular) e Luciano Barbosa Santos (suplente).

Já no segmento Expressões Culturais Afro-brasileiras, a entidade eleita foi a Associação Cultural Afro-Brasileira Centro de Umbanda Sultão das Matas, com os representantes Reinan Santos (titular) e Cláudio da Conceição dos Santos (suplente). No segmento Patrimônio Cultural (patrimônio material e imaterial, museus e culturas populares), os representantes são Hermes Peixoto Santos Filho (titular) e Cristiane Alves de Oliveira (suplente), da Fundação Cultural Galeno D'Avelírio.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Valdo Caldas, a formação do Conselho é um passo fundamental para a criação do Sistema Municipal de Cultura. “Esse é um momento histórico para nossa cidade. Com o Conselho em funcionamento, poderemos avançar para implantar o Sistema Municipal de Cultura, que permitirá firmar parcerias público-privadas, captar investimentos e, por meio de um fundo de cultura, fortalecer e ampliar os investimentos no setor cultural do nosso município”, explicou.

A eleição contou com uma abertura especial com apresentações culturais dos grupos de capoeira Associação de Capoeira Recreativa Semente do Meu Mestre, do mestre Tição, Associação de Capoeira Dendê Bahiano, da mestra Bahiana, e Associação de Capoeira Falcão de Palmares, do mestre Jaqueira.

O Conselho Municipal de Cultura tem a função de propor e acompanhar a formulação de políticas públicas culturais, articulando ações entre o poder público e a sociedade civil. Além dos representantes eleitos, a gestão municipal indicará outros seis membros do poder público para compor o órgão colegiado. O mandato dos conselheiros será de três anos, no triênio 2025/2028. Ao fim desse período, novas eleições serão realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário