Toyota produzirá no Brasil 1º carro híbrido flex do mundo

A Toyota vai iniciar no País, no fim de 2019, a produção de um automóvel híbrido flex que será movido a eletricidade e a etanol ou gasolina. A montadora japonesa não informou qual modelo receberá a nova tecnologia, mas o mercado aposta no sedã Corolla e no hatch Prius, que já é importado na versão híbrida a gasolina e foi testado com etanol em uma viagem de São Paulo a Brasília em março.

A tecnologia, que permite usar etanol no lugar da gasolina em combinação com o motor elétrico, foi desenvolvida por engenheiros do Brasil e da matriz japonesa e é inédito no mundo. A Toyota também fez parcerias com instituições brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Brasília (UnB) e a União da Agroindústria Canavieira (Unica).

O anúncio da produção nacional ocorreu na quinta-feira, 13, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Michel Temer. O investimento para a produção não foi revelado, mas parte está inserida no plano de R$ 1 bilhão anunciado em setembro para a fábrica do grupo em Indaiatuba (SP).

De acordo com a Toyota, o novo investimento será usado na instalação de novos robôs, soluções de ergonomia na fábrica inaugurada em 1998 e flexibilidade para produzir outros modelos. A unidade está sendo preparada para produzir a nova geração do Corolla na mesma plataforma do Prius, por isso a expectativa de que os dois tenham versões híbridas.


F: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário